Qual a importância da atividade física no processo de vencer o medo e as dificuldades
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com dito, a atividade física ajudam na produção de hormônios tais como serotonina, dopamina e endorfina. Eles são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade e também favorecem o metabolismo, a qualidade de pensamentos, as neurotransmissões e muito mais.
Transtornos mentais como esquizofrenia, depressão, ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo, adicção, fobias, apoio para cirurgias bariátricas, transtornos pós-traumáticos, entre outros, têm a prática esportiva como parte do integrante do tratamento.
Isso por que os benefícios psicológicos da atividade física são comprovados e perceptíveis. Confira!
1) Melhora a autoestima
Um dos principais benefícios psicológicos da atividade física é melhorar a autoestima.
Pacientes com depressão, transtorno bordedeline, ansiedade, transtornos de imagem podem ter o tratamento favorecido com a prática de atividades físicas.
2) Reduz o estresse
A redução do estresse é também um dos principais benefícios psicológicos da atividade física.
A atenção requerida e desviada para o controle do corpo, faz que com preocupações muitas vezes provocadas por ansiedade ou transtornos sociais sejam reduzidas a medida que se realiza práticas físicas.
3) Protege o sistema cognitivo, prevenindo doenças degenerativas
Ao estimular a oxigenação do cérebro, as neurotransmissões são favorecidas. Também estimula a memória e afasta pensamentos ruins. Com isso o organismo reduz a produção de cortisol que é descarregado no sangue.
Também proporciona a melhora o sistema cognitivo, reduz o envelhecimento precoce das células e promove a longevidade.
4) Reforça o sistema imunológico, severamente prejudicado por doenças mentais
O sistema imunológico costuma ser severamente prejudicado por transtornos psicológicos, facilitando doenças ocasionais, como resfriados, dores de cabeça e problemas do trato intestinal.
Ao praticar exercícios, os hormônios da felicidade — serotonina, endorfina e dopamina — se encarregam de reforçar nossos sistemas de defesa. Esses hormônios são produzidos em maiores quantidades pelo corpo graças as atividades físicas.
5) Aumenta a disposição, garantindo mais produtividade
O cansaço e a falta de motivação afeta pessoas que sofrem com diversos transtornos psicológicos. Obviamente a prática esportiva fará com o corpo passe a receber hormônios que garantem nossa disposição e bem-estar.
Também favorece a qualidade do sono, e após uma noite bem dormida a chance de ter um dia com mais qualidade é muito maior.
Explicação: