qual a importância da alimentação para os povos antigos da Amazônia
Soluções para a tarefa
- Olá!
Aos poucos, novas pesquisas têm derrubado a imagem de que as antigas sociedades indígenas brasileiras não tinham complexidade cultural. Há mais de 500 anos, havia grandes povoados, com milhares de índios, vivendo próximos à beira de rios na Amazônia. Índios construíam estradas, cultivavam vegetais e contavam com uma variedade de objetos sofisticados para seus rituais. Agora, sabe-se que eles também tinham hábitos alimentares diferentes do que se pensava.
A imagem mais comum propagada ao longo dos anos era da população indígena vivendo um modo de vida baseado principalmente na coleta de alimentos e na caça de mamíferos. No entanto, um novo estudo arqueológico conduzido por Eduardo Góes Neves, professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, e Gabriele Prestes-Carneiro, doutoranda em Pré-História, pelo Muséum National d'Histoire Naturelle, na França, revelou que a maior parte da população vivia de pesca e répteis, principalmente tartarugas. Mamíferos eram caçados apenas esporadicamente.
Eles sabiam que se tivessem uma boa qualidade em sua alimentação passavam a ter mais disponibilidade, o que lhe fez ver que os faziam viver ainda mais, e por tradições e cultura havia a questão de uma alimentação saudável.