Artes, perguntado por BielMatsuoka, 9 meses atrás

Qual a importância da academia de belas artes?

Soluções para a tarefa

Respondido por ArthurChagas
5

De acordo com os estatutos de 1855, a academia passou a ter cinco especializações – arquitetura, escultura, pintura, ciências acessórias e música – cada uma composta por disciplinas específicas, sendo estabelecido o que deveria ser ensinado em cada uma das aulas. No curso de arquitetura, seriam ministrados desenho geométrico, de ornatos e de arquitetura civil. Já no de escultura, os alunos aprenderiam a arte dos ornatos, gravura em medalhas e pedras preciosas e estatuária. Nas aulas de pintura, estudariam desenho figurado, paisagem, flores e animais e pintura histórica. O curso de ciências acessórias seria composto por cadeiras de matemática aplicada, anatomia e fisiologia das paixões e história da arte, estética e arqueologia. A quinta especialização seria em música, já que o conservatório foi incorporado à academia. Além das aulas acima relacionadas existiria ainda a de “modelo-vivo”.

Um aspecto interessante nesse período foi a preocupação em também ensinar o desenho e a escultura aplicados à indústria. O termo ‘desenho industrial’ aparece em alguns trechos do regulamento, o que demonstra uma tendência em voltar a academia para uma formação mais técnica, além da artística. Em meados do século XIX, o Brasil estava começando a se modernizar, algumas indústrias estavam se instalando e tornava-se necessária a formação de mão-de-obra capacitada para essas atividades.

A administração de Porto Alegre implementou um plano de formar artistas e artífices, através do ensino voltado para cada área. Os alunos que frequentavam a academia até então eram, em sua maioria, de origem humilde e com baixa escolaridade, o que limitava uma formação mais aprofundada. Para esses alunos, a solução seria um curso de caráter prático, voltado para atividades manuais. Por outro lado, era necessário formar artistas que pudessem cumprir a missão de transformar o Brasil numa nação civilizada, seguindo uma perspectiva mais erudita. Sendo assim, foram feitos investimentos para a formação artística mais completa, com estudos mais específicos de base teórica (SQUEFF, 2000).

Em 1859 o decreto n. 2.424, de 25 de maio, alterou vários aspectos do regulamento de 1855 e dividiu as aulas em um curso diurno, voltado para lições artísticas, e outro noturno, dedicado à formação prática. A aula noturna recebeu um grande número de alunos em seus primeiros anos de existência, porém, com a criação de outros cursos de artífices na Corte – como o do Liceu de Artes e Ofícios – entrou em decadência e foi suprimida em 1888 (CARDOSO, 2008).

Com o declínio do Império, os financiamentos do imperador cessaram e a escola entrou em um período de crise. Durante o Segundo Reinado, a academia foi apadrinhada por d. Pedro II, que investia em muitos artistas e patrocinava prêmios e viagens ao exterior. Em contrapartida, grande parte das obras produzidas visaram a exaltação do monarca ou a criação de uma identidade genuinamente brasileira, aos moldes do romantismo literário, tendo a natureza e o índio como elementos de destaque.

Até o início da República, a academia manteve a regulamentação aprovada em 1850, quando o decreto n. 983, de 8 de novembro de 1890, aprovou seus novos estatutos e alterou seu nome para Escola Nacional de Belas Artes.

Explicação:

Respondido por larissamagrani
0

A academia de belas artes é uma espécie de museu das pinturas e das esculturas que são as mais famosas no mundo. Sua importância gira em torno da preservação e do cultivo das manifestações artísticas.

O que é arte?

A arte é compreendida como manifestação simbólica do lado subjetivo do agente que cria a arte e pensa sobre ela.

Na arte, trabalham-se conceitos, como: o belo, a beleza, a estética, a técnica e a expressão do sujeito por meio do inconsciente e do consciente.  

A arte não tem compromisso com a verdade ou com o real, pois sua finalidade é lidar com o sublime e com o sentimento de quem a aprecia. Em outras palavras, arte é manifestação, criação e imaginação.

Saiba mais sobre a arte em: https://brainly.com.br/tarefa/20990598

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes