História, perguntado por nijhe06, 10 meses atrás

Qual a idéia que Lutero defendia?
Qual a idéia que Calvino defendia?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5
Lutero defendia uma reforma na Igreja Católica, que estava interferindo muito na vida das pessoas. Ele publicou 95 teses nas quais condenava a cobrança de indulgências (venda do perdão), e dizia que o justo seria salvo pela fé, e não pelas suas boas obras, o que era pregado pela Igreja.

Calvino tentou transformar Genebra num Estado de fé calvinista. Queria criar uma teocracia - forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de Deus, é exercida por seus representantes na Terra. Assim, estabeleceu leis que foram dirigidas por suas doutrinas religiosas, abriu escolas, estimulou o comércio exterior, proibiu jogos de azar, alcoolismo, danças e outros. 
Perseguia seus opositores e defendia a pena de morte a hereges. Mandou queimar Miguel Serveto, que era um médico contrário às suas doutrinas. Jacques Gruet foi decapitado, acusado de blasfêmia. Entre os anos de 1542 e 1546 havia em Genebra vinte mil pessoas apenas. Dessas, cinqüenta e sete foram executadas, sessenta e seis banidas e um número incalculável de encarceramentos. Todos esses casos foram por motivos religiosos.Por esses atos o Calvinismo chegou a ser condenado por Lutero. 
As doutrinas do calvinismo são, entre muitas: a predestinação divina, no qual deus escolhe quem será salvo eternamente, salvação mediante a fé, subordinação do Estado à Igreja e outras.
Respondido por Marcelo3708
2

Lutero foi o percursor do movimento que influenciou outros pensadores, à exemplo de Calvino. As ideias anti-católicas de Martinho foram disseminadas por várias regiões do mundo, principalmente na Suíça, onde mais tarde seria palco da ideologia de João Calvino, conhecida como o calvinismo.

Perguntas interessantes