Qual a história do mundo (não da criação) de acordo com o islamismo, e de acordo com o cristianismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Após muitos séculos de confrontação com a cristandade, o domínio árabe na Europa ocidental (Península Ibérica) chegou ao fim em 1492.
O fim do avanço otomano terminou em 1683, com a derrota diante dos poloneses no segundo cerco de Viena. O império turco ainda se envolveria em várias guerras com a Rússia (como a da Criméia, em 1854), mas começaria a perder progressivamente os seus territórios nos Bálcãs e no Oriente Médio. O califado otomano chegou ao fim em 1924, não sem antes ter promovido o terrível genocídio dos armênios (a partir de 1915).
Análise do prof. J. Dudley Woodberry (Fuller), que desde 1957 tem estudado, lecionado e ministrado no Líbano, Afeganistão, Paquistão e Arábia Saudita e visitou 35 outros países predominantemente muçulmanos:
No início da I Guerra Mundial, foi dito aos árabes que, se apoiassem os aliados contra os seus senhores turcos, que apoiavam a Alemanha, eles receberiam a independência. Um ano depois, o Acordo Sykes-Picot dividiu o Oriente Médio entre os ingleses e os franceses . Isso gerou uma profunda frustração e sentimento de deslealdade.
Logo em seguida veio a Declaração Balfour , do ministro das relações exteriores da Inglaterra, que dizia que o governo britânico iria apoiar a criação de “um lar nacional para o povo judeu” na Palestina, contanto que isso não interferisse nos direitos civis e religiosos dos moradores locais.