História, perguntado por kauanne2018158006540, 6 meses atrás

qual a grande contradição em relação ao que foi o estado novo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por marianemeireles
0

Resposta:

Explicação:

As contradições desta fase existem porque os oito anos subsequentes podem ser considerados os menos democráticos da República Brasileira até então, ao mesmo tempo em que foram de conquistas populares importantes — sobretudo as trabalhistas.

 

Em setembro de 1937, meses antes das eleições, o general Góes Monteiro anunciava um suposto plano de tomada de poder pelos comunistas, o Plano Cohen, que, depois, foi comprovado como forjado. Com o estado de guerra decretado, Getúlio perseguiu opositores ligados ao comunismo antes de decretar o Estado Novo.  

 

Com apoio de militares e da classe média temente à “ameaça soviética”, ele se mantinha no poder em um cenário semelhante ao contexto de implantação da ditadura militar, em 1964.

 

Com o Estado Novo, Vargas não só permaneceu na presidência como tomou uma série de medidas centralizadoras: fechamento do Congresso, censura de meios de comunicação, repressão e tortura de opositores. Tudo referendado pela Constituição de 1937, chamada de Polaca por ser inspirada no modelo semi-fascista da Polônia. A Carta Magna dava poderes praticamente ilimitados a Vargas.

 

O cenário sem eleições e antidemocrático contrastava com os direitos que o povo conquistou. Tornaram-se célebres os discursos de Vargas de 1º de maio, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, que sempre anunciavam novos benefícios aos trabalhadores, como a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e da Justiça do Trabalho.

Perguntas interessantes