Qual a função orgânica da DMT e da Isotretinoína?
Soluções para a tarefa
Isotretinoína é um fármaco utilizado pela medicina no tratamento da acne severa, rosácea e acne resistente. Trata-se quimicamente do ácido 13-cis-retinóico, isômero sintético da tretinoína,[2] um teratogênico, cujo uso na gravidez é terminantemente proibido.
Em novembro de 2009, a farmacêutica Hoffmann–La Roche retirou o medicamento de marca Accutane do mercado norte-americano devido à pequena fatia de mercado (abaixo de 5%) e ao custo envolvido em processos judiciais movidos por alguns pacientes alegando sofrerem de Doença Inflamatória Intestinal causada pela droga. Todavia, o medicamento continua sendo distribuído na sua forma genérica. No Brasil o medicamento é comercializado normalmente com o nome Roacutan e também é vendido como droga genérica por outros laboratórios no geral.
A isotretinoína é disponível para uso oral e tópico. No que se refere ao tratamento da acne, seu efeito consiste na redução do tamanho da glândula sebácea e redução da secreção oleosa e o tratamento dura aproximadamente de 6 a 8 meses sob critério médico. As doses usuais são de 0,5 a 1 mg/kg.[4]
Quando a acne alcança os graus II e III uma das opções de tratamento é a isotretinoína, substância derivada da vitamina A. A isotretinoína consegue também eliminar as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias e a inflamação. Age ainda evitando a obstrução da abertura do folículo piloso e reduz a inflamação.
Os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa e devem ser controlados por médico. O mais grave é a teratogenia, geração de defeitos permanentes no feto. Por isso, o uso de isotretinoína é proibido em gestantes e é imprescindível que as mulheres realizem teste de gravidez antes de iniciar o tratamento. As mulheres que têm vida sexual ativa devem usar dois métodos anticoncepcionais concomitantes durante o tratamento e por pelo menos dois meses após o final do tratamento.
No Brasil, o IDEC constatou que a negligência por parte do governo, dos médicos e dos fabricantes com a prescrição da isotretinoína pode causar defeitos congénitos tão graves quanto os causados pela talidomida nos anos 50. Esse estudo foi feito com 61,2% dos dermatologistas registrados no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal.
Em gestantes, a droga causa, além de inflamações de pele em vários graus, morte do feto ou malformações graves como hidrocefalia e microftalmia, em alguns casos associadas com defeitos nos vasos sanguíneos.
ESPERO TER AJUDADO
BEIJINHOS NO AR