Qual a função dos seguintes aditivos: - Adsorvente - Enzimático - Emulsificante - Inoculante de silagem - Melhorador de desempenho - Antioxidande
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Classificação dos aditivos
Existem diversas formas relatadas na literatura para se classificar aditivos para silagem, em função de suas características físico-químicas, finalidade de uso ou ação esperada. O “aditivo ideal” é aquele que proporciona segurança no seu manuseio, contribui na redução de perdas de matéria seca (MS), propicia a melhoria da qualidade higiênica da silagem, restringe fermentações secundárias, aumenta o valor nutritivo e melhora a estabilidade aeróbia, além de oferecer o maior retorno na produção animal em relação ao seu custo (Henderson, 1993). Contudo, dificilmente todas essas características serão encontradas em um único aditivo.
Woolford (1984) afirma que a busca por aditivos se deve a dificuldade em se atingir o “teor ideal de MS” durante a ensilagem, em função das variações climáticas, e a anaerobiose em função dos tipos de silos usados. Esse autor descreve que a pesquisa com aditivos seguiu distintas fases de “modismos” nas classes dos produtos investigados. A classificação proposta por esse autor é apresentada na Tabela 1. Com base nela podemos afirmar que os estimulantes da fermentação são os principais aditivos aplicados em silagens na atualidade, com destaque aos inoculantes microbianos comercialmente disponíveis.
McDonald et al. (1991) classificam os aditivos para silagem em cinco principais grupos: estimulantes de fermentação (culturas bacterianas e fontes de carboidratos); inibidores de fermentação (ácidos e outros); inibidores de deterioração aeróbia; nutrientes; e absorventes. Dentro da divisão proposta por esses autores, alguns produtos se enquadram em mais de uma categoria, algumas vezes com ações antagônicas em diferentes etapas do processo.
De forma mais simplista, Nussio e Schmidt (2004) propuseram a classificação dos aditivos mais frequentemente usados no Brasil em três grupos: aditivos químicos, aditivos microbianos e sequestrantes de umidade. Nessa classificação, o grupo dos aditivos químicos tem maior apelo para aplicação em silagens de cana-de-açúcar, enquanto os sequestrantes de umidade são recomendados para aplicação em forragens úmidas, como os capins tropicais e de clima temperado. Já os aditivos microbianos cobrem uma vasta gama de possibilidades.
Os inoculantes microbianos, basicamente, se dividem em dois grupos principais de microrganismos: as bactérias homofermentatitivas (ou heterofermentativas facultativas), e as bactérias heterofermentativas. O primeiro grupo representa microrganismos capazes de maximizar a produção de ácido lático e acelerar a queda no pH das silagens. O segundo grupo representa microrganismos capazes de produzir outros ácidos além do lático, com foco em elevar a estabilidade das silagens expostas ao ar. Embora o tema estabilidade aeróbia de silagens seja um assunto dos mais estudados nos trabalhos científicos avaliando aditivos, o aquecimento das silagens parece ser um problema mais teórico do que prático, quando o bom manejo dos silos é adotado. Problemas de “aquecimento” das silagens não estão entre as principais queixas dos fazendeiros com conhecimento mínimo do processo.