História, perguntado por JúliaaMachadoo, 1 ano atrás

Qual a função dos mamelucos nas bandeiras ?

Soluções para a tarefa

Respondido por litocoe1
2
Mamelucos, também chamados de mamalucos (Árabe: مملوك mamlūk (singular), مماليك mamālīk (plural), significando "propriedade", "escravo", "pajem", "criado", também transliterado como mamlouk, mamluq, mamluke, mameluk, mameluke, mamaluke ou marmeluke) eram soldados de uma milícia egípcia constituída por escravos turcos. Formaram uma casta militar, vindo a conquistar o poder no Egito. Em 1798, foram derrotados por Napoleão na batalha das Pirâmides. Em 1811, foram exterminados por Mehmet Ali.[1]


Um guerreiro mameluco egípcio em armadura completa e armado com lança, escudo, espada Mameluca e pistolas

Desenho de 1810 de Carle Vernet retratando um mameluco egípcio
No Brasil, o termo "mameluco" designa um indivíduo mestiço com ascendência indígena e branca.[2] Alguns mamelucos se destacaram na então colônia portuguesa (séculos XVI a XIX) como bandeirantes, exploradores que se engajavam na captura de índios e na busca de metais preciosos, contribuindo para a expansão do território brasileiro para além das fronteiras delimitadas na época pelo Tratado de Tordesilhas.
Respondido por pedrohenriquepaschoa
0

Resposta: Cada bandeira tinha um chefe, um grupo de homens brancos para ajudá-lo, um capelão, mamelucos e muitos índios. Os mamelucos guiavam a expedição. Reunindo características do branco e do índio, desempenhavam papel importante como elemento de ligação entre as duas culturas, européia e indígena.

Perguntas interessantes