qual a função de entretenimento na literatura
Soluções para a tarefa
Resposta:
A literatura de entretenimento:
A Literatura de Entretenimento é uma literatura que atenda ao paladar de um público amplo, desejoso de uma ficção despretensiosa, digestiva, Um enredo comum, bom pra passar tempo, mas com discussões sim. De uma forma menos pesada, de leitura descomplicada e enredo criativo e atraente, onde uma história de começo, meio e fim bem definidos é contada, sem apelar para clichês ou formulas para obter sucesso. Exemplo Harry Potter, Percy Jackson, Crônicas de Nárnia, etc.
A literatura Comercial:
A Literatura comercial é subliteratura, não leva o leitor a crescer internamente e o aliena das grandes questões humanas, sociais e filosóficas, visto que se preocupa apenas em vender seus livros; sua publicação deve-se unicamente ao desejo do autor e do editor de ganhar dinheiro às custas de leitores ingênuos e despreparados intelectualmente, pessoas sem gosto estético, incapazes de dar valor à “verdadeira Literatura” e que não foram devidamente apresentadas ao que de melhor os grandes escritores produziram no decorrer da História e produzem. Estes Leitores são os mais beneficiados pela literatura de entreterimento e, consequentemente, a própria literatura como um todo e a sociedade saem beneficiadas. Exemplo Crepúsculo, A cabana, A Última Música, etc.
“Se o escritor não se coloca ao lado dos dominados, contra os dominadores, pode fazer jus a títulos e a inúmeras honras: mas não merece o nome de homem.” – Osman Lins, Escritor Pernambucano
A importância da Literatura de Entretenimento:
É muito comum o desprezo pela dita literatura de entretenimento. Seja pela abordarem de temas de pouca relevância ou já muito batidos, ou mesmo por possuírem uma linguagem de médio ou baixo escalão que torna a leitura um tanto quanto vulgarizada.
A ideia batida é que esta “nova literatura” desvalorizou o livro como obra de arte, de denúncia ou espaço para experimentação, catarse ou reflexão e transformou-o em um modesto objeto de lazer, capaz de preencher as horas livres do cidadão comum com momentos de diversão e distração.
Aqui existe uma mistura do ideal de literatura comercial, onde, no máximo, proporciona alguma diversão ao leitor, e a literatura de entretenimento, onde, apesar de dar muita importância a diversão, não desvaloriza e utiliza seu poder de reflexão, trazendo sempre muitas discussões.
Explicação:
Espero ter ajudado você