Qual a função das proteinas, dê o conceito de cada uma
Soluções para a tarefa
Resposta: Proteínas são moléculas orgânicas polímeros de aminoácidos (aminoácidos são moléculas orgânicas compostas por um grupo carboxila e um grupo amina). A função das proteínas são estruturais, imunológica, hormonal, catalisadora, contrátil e transporte. As proteínas distinguem pelo número e sequência de aminoácidos.
Proteínas estruturais - colágeno e queratina
Proteína imunológica - anticorpos
Proteína hormonal - insulina, LH e FSH
Proteína Catalisadora - enzima - amilase, lipase e tripsina
Proteína Contrátil - actina e miosina
Proteína de Transporte - hemoglobina.
Espero ter ajudado. :)
Resposta:
Explicação:
1- Funções das proteínas
Elas têm inúmeras funções em nosso organismo, entre elas, temos:
a) Estrutural
As proteínas são os constituintes básicos das fibras musculares, cabelo, ossos, dentes e pele;
Exemplo: A fenilalanina é precursora da tirosina, que produz a melanina, molécula responsável pela cor dos cabelos e da pele.
b) Catalisadores
As enzimas catalisam as reações bioquímicas (reações intra ou extracelulares importantes que ocorrem nos animais e vegetais). Sem as enzimas, essas reações não ocorreriam num tempo hábil e a vida acabaria;
Exemplo: A anidrase carbônica é uma enzima que catalisa a reação de formação do ácido carbônico que mantém o pH do sangue constante. Por meio dessa enzima, essa reação ocorre cerca de 10 milhões de vezes mais rápido.
c) Reguladores do metabolismo (Hormônios)
Exemplo: A insulina é uma proteína sintetizada em nosso organismo e possui como principal função o controle dos níveis de glicose no sangue. Sua carência é um dos fatores que resultam no desenvolvimento do diabetes tipo 1 e 2.
d) Sistema imunológico (Anticorpos)
Exemplo: Uma classe de proteínas encontradas no plasma sanguíneo são as gamaglobulinas e entre elas estão as imunoglobulinas que ajudam a prevenir e combater infecções importantes e doenças. Em casos específicos, alguns médicos receitam injeções de gamaglobulina extraída do plasma de pessoas que já adquiriram imunidade à doença que o paciente está exposto.