Biologia, perguntado por EduardaMartins1111, 1 ano atrás

Qual a função da sobrancelha? E do supercílios?

Soluções para a tarefa

Respondido por Bianca1070
4

Você já reparou como todo mundo entende de recomendar que você “faça as sobrancelhas”, para deixá-la mais finas, delineadas, mais isso ou aquilo? O que muita gente parece não saber é que se deve ir com cautela quando o tema é sobrancelhas. Isso porque elas não servem somente para o aspecto estético. Elas são um recurso natural estratégico do nosso organismo para proteger a área dos olhos. Logo, ao retirar pelos desse setor do corpo, você pode colaborar para prejudicar sua visão, por puro desconhecimento do assunto.  Vejamos como isso pode acontecer.

Antes mesmo da interessante função de estética, a sobrancelha – ou supercílio - existe para cumprir a uma importante função de proteção. Ela é, em verdade, uma saliência arqueada localizada na parte superior da face, acima da órbita do olho, sendo revestida de pelos.
Dizem que nasce um fio na sobrancelha e um cílio novo por dia, em média.

A Função Proteção

Igualmente aos demais pelos distribuídos por todo o corpo humano, os supercílios tem a função de proteger contra o frio, invasão de corpos estranhos e insetos. A área dos olhos é bastante sensível, necessitando de proteção reforçada. Tanto que, nessa região, encontramos ainda uma outra camada de proteção, que a celha - ou cílios e ainda pestana, como é mais conhecida.

O suor resultante da transpiração da pele é composto de substâncias que, em contato com a superfície do globo ocular, poderiam causar irritação. A sobrancelha aumenta a percepção de um corpo estranho que esteja demasiadamente próximo ao olho. Assim, protege-o da poeira, da chuva e da luz solar, além de muitas outras partículas que poderiam prejudicar a visão.

A Função Emoção

Também antes mesmo da estética, precisamos destacar a capacidade das sobrancelhas de auxiliarem o sistema de comunicação corporal do ser humano. Elas entram em jogo quando a pessoa precisar expressar emoções e estados de espírito. Os gestos mais clássicos são a famosa expressão de espanto, na qual a pessoa levanta as duas sobrancelhas, dando um efeito mais alongado ao rosto.  Outra corriqueira é o inconfundível gesto de raiva e contrariedade, quando as sobrancelhas são energeticamente contraídas.

Lembre-se que os gestos de expressões emocionais usando as sobrancelhas são na maioria involuntários e numa outra parte, bastante controláveis e possíveis de se aprender, para enfatizar o que desejamos externar.

A Função Embelezamento

Até aqui, esperamos ter conseguido alertar do perigo que pode ser retirar demasiadamente os pelos das sobrancelhas. Então, na próxima vez que você for “fazer as sobrancelhas”, seja em casa ou em um local profissional, leve em consideração que elas existem para ajudá-la e que, se a função for meramente estética, é importante saber que imagem você quer que as pessoas percebam, ao entrarem em contato com o seu rosto.  

Com essa informação em mente, aprenda a avaliar que estilo de sobrancelhas combina melhor com o seu tipo de rosto e o formato de seus olhos, para que você obtenha um olhar tão harmonioso e atraente como deseja.

Não se esqueça de que os formatos e estilos de sobrancelhas também variam muito conforme a moda e as diferentes culturas, sendo que algumas valorizam, por exemplo, as sobrancelhas mais espessas e outras, mais fina.

Confira nas imagens a seguir qual o seu tipo de rosto e dos olhos e o formato de sobrancelha indicado para você:

Perguntas interessantes