Qual a forma mais comum de fossilização
Soluções para a tarefa
*Tipos de Fossilização*:
Note que a fossilização é um processo muito lento, que pode durar milhões ou bilhões de anos, sendo também muito complexo, pois envolve as condições climáticas, agentes físicos e químicos, bem como a morfologia dos organismos envolvidos. De tal modo, dependendo dos fatores de atuação no organismo após sua morte, que o transformou num fóssil, os principais tipos de fossilização são classificados em:
*Mineralização*: Também chamado de "permineralização", esse processo ocorre pelo envolvimento dos minérios nos organismos, resultando na transformação da matéria orgânica por calcário, sílica, etc.; e com isso, são preservados ao longo do tempo.
*Mumificação*: Também chamado de “conservação”, é considerado o mais raro dos processos de fossilização, o qual mantém as partes duras e moles dos organismos. A mumificação pode ocorrer através de uma resina vegetal denominada âmbar, que conserva restos dos animais, ou ainda, pelo congelamento dos seres, tal qual ocorreu com os mamutes na era glacial.
*Restos Rígidos*: Designa o tipo mais comum de fossilização, mediante as ossadas e partes rígidas dos seres encontrados. Note que só sabemos da existência dos dinossauros, através dos restos rígidos encontrados em diversas partes do mundo.
*Marcas*: Demostram os diversos tipos de vestígios deixados pelos seres vivos, sejam rastros, pegadas, túneis, habitações, ovos, fezes (coprólitos).
*Moldagem*: equivalente à mineralização, no entanto, no processo de moldagem dos fósseis os organismos desaparecem, mas permanece o molde (da estrutura interna ou externa), ou seja, uma reprodução da parte rígida. É um processo muito comum, e geralmente são encontrados em pedras ou rochas. Por sua vez, o processo de contramoldagem é reproduzido pelo preenchimento de minérios no interior do molde.