qual a forma de crescimento na cidade de São Paulo
Soluções para a tarefa
Resposta:
São Paulo surgiu como missão jesuítica, em 25 de janeiro de 1554, reunindo em seus primeiros territórios habitantes de origem tanto europeia quanto indígena. Com o tempo, o povoado acabou caracterizando-se como entreposto comercial e de serviços de relativa importância regional. Esta característica de cidade comercial e de composição heterogênea vai acompanhar a cidade em toda a sua história, e atingirá o seu ápice após o espetacular crescimento demográfico e econômico advindo do ciclo do café e da industrialização, que elevariam São Paulo ao posto de maior cidade do país.
A cidade de São Paulo cresceu de forma desigual ao longo dos anos. De 1950 a 2010, a população do município mais do que quintuplicou, passando de 2,1 milhões para 11,2 milhões, e a cidade se expandiu principalmente para longe do centro. Alguns bairros que nem existiam há 60 anos hoje exibem uma população maior do que cidades de porte médio. É o caso, por exemplo, do Campo Limpo, que em 1950 tinha 12 mil habitantes e, em 2010, contava com 607 mil residentes.
Em números absolutos, foi a área que mais cresceu no período. Outros bairros mais centrais também passaram por uma forte expansão no período. A demanda de habitação gerada pelo crescimento vertiginoso da população era (e ainda é) enorme. Além dos imigrantes, a partir de 1930, principalmente, a cidade também recebeu grande número de trabalhadores vindos de outros estados brasileiros.
Espero ter ajudado!