Artes, perguntado por surielretzke, 1 ano atrás

Qual a finalidade da semana de 22?​

Soluções para a tarefa

Respondido por matheus1616
1

 

11 Perguntas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922

por Laura Loyo | fev 17, 2017 | Agenda, Dicas de estudo | 0 Comentários

Entenda o que foi aSemana de arte moderna de 1922 em São Paulo, suas características, os artistas presentes e suas consequências para a cultura brasileira.

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922 na cidade de São Paulo, no Teatro Municipal.

Cada dia da semana era tratado um aspecto da cultura, como pinturas, música, poesia, escultura e literatura, evento que marcou o início domodernismo no Brasil, tornando-se uma referência cultural do século XX além de representar uma ruptura nos nossos padrões culturais e a busca por uma linguagem nacional. 

Confira 11 perguntas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922:

1. O que foi a Semana de Arte de 22?

A Semana de arte moderna de 1922,  foi um evento cultural que reuniu diversos artistas brasileiros e que marcou o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.

Nesta época a elite paulista era significativamente influenciada por padrões estéticos europeus. Com isso, o objetivo da Semana de 22 era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade de São Paulo.

2. O que ela representa?

Representa a busca de uma representação cultural genuinamente brasileira.

Naquela época, a cultura brasileira era fortemente influenciada pelo o que a gente chama de anglicismos (influência da Inglaterra) e o francesismos (influência da França) – que já havia acabado porque se tratava de um momento pós-Primeira Guerra Mundial.

3. Onde aconteceu?

A semana de 22 aconteceu Theatro Municipal de São Paulo com intuito justamente de mostrar essa cultura brasileira, nacional, buscando a raiz dessa cultura das mais variadas formas de expressões: pintura, escultura, literatura, poesiae música.

O Theatro Municipal não é escolhido à toa. Ele era o centro do encontro da burguesia do café, dessa cultura europeia. Tanto que ela causa escândalo. É algo que para cultura da época era realmente uma ruptura e uma nova forma de expressão cultural.

4. Ela foi muito importante para a época? Podemos dizer que foi um sucesso?

O evento foi um divisor de águas na arte e na cultura brasileira.  Não ocorreram grandes marcos na semana em si, mas em seus desdobramentos posteriores na cultura nacional.  Por isso, que ela acaba se tornando uma referência na cultura brasileira a partir, justamente, de 1922.

A Semana de Arte Moderna foi fortemente criticada, sobretudo pelos críticos de artes – um dos grandes críticos da Semana de 22 e do Modernismo foi o Monteiro Lobato. 

5. Seria uma forma de cultura popular?

Não é uma cultura popular. Não tem nada a ver com popular e erudito. Na verdade, o objetivo da Semana de Arte Moderna era romper com o modelo clássico – com o modelo muito forte do realismo, do parnasianismo que buscava a métrica perfeita.

6. Quais foram as influências para a Semana de Arte Moderna?

Um bom exemplo de influência é o próprio Pablo Picasso que vai influenciar o povo da Semana de Arte de 22.

Podemos dizer que as vanguardas europeias de um modo geral, com o futurismo, o dadaísmo, o expressionismo e o cubismo, por exemplo.

7. A Semana de 22 indica o início do modernismo no Brasil?

A Semana de Arte Moderna é considerada como o marco do início do Modernismo, mas não podemos esquecer também de uma obra muito importante chamada “Paulicéia Desvairada”, de Mário de Andrade, que simboliza esse começo – também publicada em 1922.

8. Principais artistas da Semana de 22

Os principais artistas que que participaram da Semana de 22 foram

Perguntas interessantes