Português, perguntado por carolinafreire22, 1 ano atrás

qual a figura de linguagem da frase " meu pensamento e um rio subterrâneo " Alguém me ajuda ??​

Soluções para a tarefa

Respondido por FlavioNSA
3

Resposta:

Nessa frase a figura de linguagem é "...é um rio subterrâneo.".

Pois nesse trecho o autor está usando de comparação entre algo físico com algo abstrato, ou seja, o autor atribui características de algo que existe em nosso plano (O rio subterrâneo) a algo que não é físico (O pensamento) afim de tornar mais simples, mais aceitável, mais real, mais próximo e mais compreensível algo que não se pode tocar.


FlavioNSA: Talvez.
FlavioNSA: Se eu souber eu respondo sem nenhum problema.
carolinafreire22: Estando a filha com dor de parir, saiu a preguiça em busca da parteira. sete anos depois, ainda se achava em viajem, quando deu uma topada. Gritou muito zangada: - Está no que deu diabo das pressas... Afinal quando chegou em casa com a Parteira, encontrou os netos da filha brincando no terreiro no terreiro.
carolinafreire22: Quais as figuras de linguagem podemos reconhecer no texto acima? pode me ajudar ?
FlavioNSA: For de Parir se refere a uma dor inimaginável ou até mesmo ao início de trabalho de parto.
FlavioNSA: Dor de partir* ( escrevi errado)
FlavioNSA: Preguiça, provavelmente se refere ao pai ou a mãe da "filha com dor de parto" essa figura de linguagem quer estabelecer uma relação entre essa pessoa e o fato de ela ser preguiçosa como também intensificar esse defeito.
FlavioNSA: Diabo das pressas..., quer demonstrar que pressa é uma coisa ruim, uma vez que pode ser relacionada com a palavra diabo.
FlavioNSA: E por fim; "...encontrou os netos da filha...", nesse trecho o autor faz referência ao tempo de espera da "filha".
FlavioNSA: Há sim, é importante observar que PARTO e PARTEIRA podem ser vistos como necessidade e serviço respectivamente.
Perguntas interessantes