Qual a evolução da fibra do Sisal para a evolução do país?
Soluções para a tarefa
O Brasil é o maior produtor de sisal do mundo, com aproximadamente 245 mil toneladas de fibra vegetal por ano.
Da família das cactáceas e com o nome científico Agave sisalana, o sisal é cultivado em regiões semiáridas, por ser resistente à aridez e ao sol intenso. A fibra do sisal, que é extraída do beneficiamento das folhas, é utilizada principalmente para fazer tapetes e cordas.
A Bahia corresponde a mais de 95% da produção nacional e cerca de 700 mil pessoas vivem direta ou indiretamente do sisal. O cultivo se estende por aproximadamente 75 municípios, com área total de 190 mil hectares. No Estado também se encontra o maior polo produtor e industrial do sisal do mundo, que fica na cidade de Valente.
Além de maior produtor mundial, o Brasil é o maior exportador da fibra. Estima-se que mais de 80% da produção nacional é exportada para mais de 50 países, sendo os principais importadores os Estados Unidos, China, México e Portugal.
Depois da Bahia, destacam-se no cultivo da planta os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Na lista dos países que mais produzem o sisal também estão os da África Oriental, entre eles, Tanzânia, Quênia e Uganda.
tomara que te ajude!