Filosofia, perguntado por jenienena, 1 ano atrás

qual a ética de nietzsche ( além do homem )
vida e obra
e quais as principais obras

Soluções para a tarefa

Respondido por bluelffy
5
Nit fala da moral de senhores e moral de escravos ou moral de rebanho. Ele fala sobre o super homem, um homem que supera o próprio homem a partir da potência de vida.
Não sei muito sobre a vida dele :( só sei que ele veio de família muito religiosa por isso ele critica a religião em si
Obra que conheço e leio: assim falou zaratustra (é uma das principais)
Respondido por johnheverton
8

Friedrich Nietzsche, (1844-1900) nasceu em Röchem, na Alemanha, no dia 15 de outubro de 1844. foi um filósofo e escritor alemão de grande influência no Ocidente. Ele foi um grande crítico de Sócrates e da figura de Cristo, principalmente por conta dos valores morais, que afirmava serem instrumentos que os fortes inventaram para submeter e controlar os fracos.

Em 1871, publicou seu primeiro livro, “O Nascimento da Tragédia”, dedicado ao amigo Wagner. A segunda edição foi pulicada em 1875, com um adendo sobre "Helenismo e Pessimismo". Na obra ele contrasta os deuses Dionísio e Apolo.

Em 1883 publicou “Assim Falou Zaratustra”, sua obra mais conhecida, que mesclava um estilo bem peculiar entre a reflexão filosófica e a poesia. Nesse livro, ao criticar o pensamento tradicional, Nietzsche estabeleceu um novo padrão de valores.

Para Nietzsche, o homem era a ligação entre essas duas potências (razão e emoção), porém, Sócrates interpretou a arte trágica como irracional, e assim, o racionalismo passou a ser mais valorizado. Quando a razão socrática venceu, os deuses morreram. Essa é a maior crítica de Nietzsche a Sócrates, e a partir dessa crítica, propõe seu novo modo de filosofar, já que afirma que a filosofia é o resultado da relação do homem com a natureza, e que jamais deveríamos ter nos afastado dela.

Nietzsche propôs uma nova abordagem sobre a genealogia moral, a formação histórica dos valores morais. As concepções morais são elaboradas pelos homens, a partir de interesses humanos. E as religiões têm papel fundamental nisso, pois impõem valores humanos como sendo produtos da “vontade de Deus”. Ele chegou à conclusão de que não existem noções absolutas de bem e mal. Afinal, se os valores morais são produto histórico-cultural, logo, também são mutáveis.

A grande crítica de Nietzsche às éticas socrática, kantiana e cristã, é a de que estas são “morais de rebanho”. O conceito de ética universal coincide com os preceitos de uma religião que tenta controlar as paixões e assim, homogeneizar os homens. A individualidade, tão valorizada por Nietzsche, acaba sendo diluída no meio do rebanho.

Nietzsche busca a “transmutação de todos os valores”, questionando o conceito de bem e mal em busca de novos valores “afirmativos da vida”, como a vontade, a criatividade e o sentimento estético.

Demais obras: O nascimento da tragedia, Assim falava zaratustra, Além do bem e do mal, O anticristo, Genealogia da moral, Humano demasiado humano, A gaia ciencia, Crepusculo dos idolos, Vontade de poder .


fil1p3fontiago: isso sim é uma enciclopédia inteira! kkkkkkkk
Perguntas interessantes