Biologia, perguntado por thamiresBernardo, 11 meses atrás

Qual a estrutura correta do sistema cardiovascular?

Soluções para a tarefa

Respondido por Caioextreme
6
O sistema cardiovascular ou aparelho cardiovascular ou aparelho circulatório funciona para fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sangüíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades metabólicas, para desempenho das funções que devem cumprir, em face das diversas exigências funcionais a que o organismo está sujeito.

Ao desempenhar sua função, o aparelho cardiovascular está organizado morfológica e funcionalmente:

– para gerar e manter uma diferença de pressão interna ao longo do seu circuito;

– para conduzir e distribuir continuamente o volume sangüíneo aos tecidos do organismo;

– para promover a troca de gases (principalmente oxigênio e gás carbônico), nutrientes e substâncias entre o compartimento vascular e as células teciduais;

– para coletar o volume sangüíneo proveniente dos tecidos e retorná-lo ao coração.

Assim, o sistema cardiovascular compõe-se das seguintes estruturas:

a) coração;

b) vasos arteriais (sistema vascular arterial);

c) sistema tubular trocador (microcirculação);

d) vasos venosos (sistema vascular venoso);

e) vasos linfáticos (sistema vascular linfático).

O conjunto dos sistemas vasculares distribuídos em todas as estruturas do organismo é denominado grande circulação, ou circulação sistêmica. A grande circulação conduz sangue arterial oxigenado do lado esquerdo do coração (Ventríulo Esquerdo), para todos os tecidos do organismo e, a partir destes, conduz sangue venoso desoxigenado e rico em gás carbônico para o lado direito do coração (Átrio Direito).

Os sistemas arterial e venoso do pulmão constituem a pequena circulação, ou circulação pulmonar. A pequena circulação é a que conduz o sangue venoso, pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, proveniente de todo o organismo, a partir do lado direito do coração (Ventrículo Direito) até aos pulmões, e destes faz retornar sangue arterial rico em oxigênio para o lado esquerdo do coração (Átrio Esquerdo).

Sistema Cardiovascular

A) O Coração

O desempenho de sua função depende de algumas propriedades:

Propriedades eletrofisiológicas: são especialmente próprias do tecido excitocondutor do coração e incluem o automatismo, a condutibilidade e a excitabilidade.

O automatismo é a capacidade que tem o coração de gerar seu próprio estímulo elétrico, que promove a contração das células miocárdicas contráteis, o grau do automatismo que determina o ritmo cardíaco, ou a freqüência dos batimentos do coração, a qual varia normalmente de 60 a 100 vezes por minuto.

A condutibilidade diz respeito à capacidade de condução do estímulo elétrico, gerado em um determinado local, ao longo de todo o órgão, para cada uma das suas células.

A excitabilidade refere-se à capacidade que cada célula do coração tem de se excitar em resposta a um estímulo elétrico, mecânico ou químico, gerando um impulso elétrico que pode se conduzir, no caso do tecido excitocondutor, ou gerando uma resposta contrátil, no caso do miocárdio.

Propriedades mecânicas: são a contratilidade e o relaxamento.

A contratilidade é a capacidade de contração do coração, que leva a ejeção de um determinado volume sangüíneo para os tecidos e provoca o esvaziamento do órgão.

O relaxamento é a capacidade de desativação da contração, que resulta em retorno de um volume de sangue e no enchimento do coração.

B) Sistema Vascular Arterial

Tem basicamente a propriedade de conduzir e distribuir o volume sangüíneo aos tecidos, para a manutenção da pressão intravascular e da oferta de fluxo adequada.

C) Microcirculação

Tem a propriedade de permitir a troca de substâncias sólidas, líquidas e gasosas entre o compartimento intravascular e as células teciduais.

capilares

D) Sistema Vascular Venoso

Tem a propriedade de variação da sua complacência, para permitir o retorno de um volume sangüíneo variável ao coração e manter a reserva desse volume.



Caioextreme: Me siga tá que te ajudo mas tá
Perguntas interessantes