Pedagogia, perguntado por joycileia18, 1 ano atrás

Qual a escola que temos? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por alexunifei
1

Explicação:

Escola Tradicional

Muito questionadas nos últimos tempos, mas ainda predominantes no Brasil, as escolas tradicionais foram criadas no século XVIII na Europa. Nela, o modelo de ensino e avaliação são padronizados. O professor, como transmissor de conhecimento, é visto como a figura principal da sala de aula.

Escola Freiriana

Baseada nos conceitos do filósofo, educador e pedagogo brasileiro, Paulo Freire, essa pedagogia leva em consideração os aspectos humanos, sociais e culturais dos alunos. Alguns dos princípios defendidos são o respeito, a tolerância, curiosidade e humildade. A escola Freiriana não prevê a realização de provas, embora os alunos possam ser avaliados.

Escola Construtivista

A escola Construtivista tem como base as teorias do psicólogo suíço Jean Piaget. Atualmente, é o método alternativo mais difundido no Brasil. Ele foca no aprendizado como construção, de forma que as crianças entendem o mundo por assimilação, tendo sempre a realidade como referência, ou seja, o conhecimento prévio é usado para entender novos conteúdos.  As escolas Construtivistas não possuem uma grade curricular muito rígida, embora haja provas e reprovações. O tempo de aprendizagem dos alunos é tratado de forma individual e há valorização do trabalho em grupo.

Escola Waldorf

A pedagogia Waldorf foi idealizada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e leva esse nome pois seus primeiros estudantes trabalhavam na fábrica alemã Waldorf Astoria. Seu principal objetivo é formar um adulto seguro e equilibrado.  Ela procura estabelecer o equilíbrio entre os aspectos cognitivos e o aprendizado de trabalhos manuais, artísticos e atividades corporais, o que possibilita, simultaneamente, o desenvolvimento físico, social e individual da criança .

No lugar da divisão tradicional, em séries, os estudantes são separados por faixa etária. Não há reprovação, já que é defendida a tese de que o desenvolvimento biológico de cada indivíduo tem um tempo único. Eles estudam com a mesma turma e com o mesmo professor dos 7 aos 14 anos.

Apesar de existirem testes e provas, os alunos são avaliados por meio da execução de trabalhos, comportamento, empenho e dificuldade que o estudante tem com aquele conteúdo. Além das disciplinas obrigatórias, é comum a presença de aulas de jardinagem, crochê e tricô, trabalhos manuais, meteorologia, marcenaria, ginástica, teatro e astronomia.

Escola Montessoriana

A escola Montessoriana foi criada pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori. De acordo com essa metodologia, as crianças devem fazer as descobertas por meio das experiências, da prática e da observação, ou seja, elas devem buscar sua autoformação.

O foco está nos aluno, sempre levando em consideração que cada pessoa tem um ritmo de aprendizagem próprio. Cabe ao educador propor atividades motoras e sensoriais e remover os obstáculos do aprendizado, sempre guiando e orientando os estudantes. Esse processo proporciona o desenvolvimento de indivíduos independentes, confiantes, criativos e com iniciativa.

Escola Comportamentalista

Aqui, o objetivo é moldar o estudante para as necessidades sociais, fazendo com que eles tenham comportamentos desejados, a partir de estímulos que são recompensados quando o objetivo é atingido. Os professores controlam o tempo e as respostas dos alunos, dando feedbacks constantes.

Isso possibilita que o desempenho dos estudantes seja completamente mensurado. Outro ponto a ser ressaltado, é que o ensino e os materiais didáticos são rigorosamente planejados e controlados. As avaliações são feitas por meio de provas e resultados satisfatórios são recompensados.

Perguntas interessantes