Filosofia, perguntado por Rai2015, 1 ano atrás

Qual a ênfase de São Tomás de Aquino?

Soluções para a tarefa

Respondido por Yoda
1
Tomás de Aquino, que viveu no século XIII (entre 1225 e 1274) se tornou padre, teólogo, foi proclamado santo e é considerando o maior representante da escolástica.

Na escolástica, veio a inspirar-se profundamente nas obras de aristotélicas levando até o fim o seu objetivo de organizar filosoficamente o pensamento cristão.

Ele afirma que o homem possui um potencial passado por Deus de diferenciar o que é o certo ou o errado e que o bem-estar, está na verdade. A verdade é Deus.

Uma das metas da obra de Tomás de Aquino era provar a existência de Deus, e para isso ele utilizou argumentos que se baseavam no encadeamento entre causas e efeitos, revelado pelos objetos sensíveis e suas relações.

Por outro lado, ele negava o fato da discrepância entre a Filosofia e a Teologia, porque razão e a fé, segundo o mesmo, nasciam da mesma fonte (Deus) e, portanto, se adequam.

Tomás de Aquino dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento da filosofia cristã. O mesmo morreu com pouco mais de 50 anos. Sua obra chegou a sofrer duras críticas, mas conseguiu afirmar-se como um dos cânones da igreja - isto é, como obra de referência, com autoridade reconhecida.
Perguntas interessantes