Qual a distância real entre Brasília e Buenos Aires, considerando a escala de 1:20 000 000 e a distância entre as capitais de 5.5cm (medida do mapa)
Soluções para a tarefa
Para confeccionar um mapa de uma certa área geográfica, a nossa medida de referência será sempre as dimensões reais da área em estudo e reduzi-lá de modo a caber em um plano de dimensões menores, que será o nosso mapa. É neste ponto que entra o uso e aplicação da "escala", pois a escala do nosso mapa terá a finalidade de demonstrar as relações entre as dimenções reais da área e as apresentadas no plano reduzido.
2. Principais tipos de escalas
figura 1
Exemplo de escala numérica
a) Escala Numérica
A imagem apresentada na figura 1 é um exemplo clássico de escala numérica, cuja expressão numérica deve ser lida como "um por trinta milhões", e nos informa que 1 cm medido no mapa, corresponde a 30 milhões de cm na área real. (obs. 30.000.000 cm=300km)
A escala numérica terá sempre esta formatação mostrada na sequência, com pequenas variações. No exemplo mostrado (um por trinta milhões) 1:30.000.000 = , observe que toda escala numérica terá sempre o valor unitário (1) no numerador, correspondente a 1 cm medido no mapa. Já o denominador terá diferentes valores, dependendo de quanto foi a redução das medidas reais, neste exemplo o denominador indica que a medida real foi reduzida em 30.000.000 de vezes.
Assim, no exemplo da figura 1, a distância entre Brasília e o Rio de Janeiro medida no mapa é de 3 cm, logo sabendo que com essa escala cada 1 cm no mapa corresponde a 300 km na realidade, pronto está calculada a distância entre estas duas cidades, (3x300=900), ou seja 900 km.
Agora é sua vez de calcular a distância entre Brasília e Florianópolis, cuja medida no mapa foi de 4 cm.