Qual a discussão das antropólogas feministas sobre a noção de gênero?
Soluções para a tarefa
Olá!
As diferentes escolas antropológicas que dialogam sobre as questões de gênero, principalmente junto do movimento feminista consideram três pontos que quer destrinchar e desenvolver levando em consideração os aspectos micro e macro, por exemplo:
Gênero:
Sexualidade:
Identidade;
Micro:
- Relações familiares;
- Questões biológicas;
- Questões pessoais;
Macro:
- A sociedade;
- Leis que permitem o casamento homo-afetivo;
- Manifestações ao longo do mundo em prol dos direitos da comunidade LGBT.
Partindo disso, temos diferentes características comuns a nossa população, onde devemos dialogar sobre a violência doméstica, o feminicídio, o preconceito, a busca por melhores condições sociais e no mercado de trabalho.
Até mais!
Resposta:
noção de gênero aparece para superar as dificuldades que a naturalização da diferença entre homem e mulher (em termos biológicos) impõe. Gênero é definido socialmente de formas variadas em sociedades diferentes. O que é o homem e o que deve fazer um homem varia de sociedade para sociedade, assim como o que é a mulher e outras categorias de gênero (homossexuais, travestis, transgêneros, etc.). Se os papéis de homens e mulheres variam, não há uma relação entre sexo e gênero que seja natural. Gênero é sempre algo construído e pode, portanto, ser alterado, reformulando-se os papéis atribuídos.