História, perguntado por pikenah15, 10 meses atrás

Qual a diferença no papel do Estado defendido pelo mercantilismo e o liberalismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclaudiasili
1

Resposta:

Explicação:

Em algum momento, muitos de nós acabamos ouvindo os termos Liberalismo e Neoliberalismo, seja na escola, nos noticiários ou até mesmo em debates com amigos sobre governo, economia ou política em geral.

Alguns podem até imaginar que haja divergências nessas correntes de pensamento. Mas, pelo nome, a ideia geral que se tem é de que uma seja apenas a “reformulação” da outra, ou seja, a mesma concepção repaginada. Apesar de serem muito confundidas, é preciso compreender que são duas correntes de pensamento diferentes.

E tem mais: as duas são muito utilizadas em diversos países ao redor do globo. Por isso, conhecê-las pode esclarecer diversas dúvidas que temos sobre os pensamentos econômicos que influenciam no nosso governo e, consequentemente, em nossas vidas cotidianas.

Conheça mais sobre a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo e entenda mais como essas correntes de pensamento influenciaram a economia mundial!

Respondido por laraeve15
2

No mercantilismo, o Estado desempenha um papel intervencionista na economia, implantando novas indústrias protegidas pelo aumento dos direitos alfandegários sobre as importações, controlando os consumos internos de determinados produtos, melhorando as infra-estruturas e promovendo a colonização de novos territórios (monopólio), entendidos como forma de garantir o acesso a matérias-primas e o escoamento de produtos manufaturados. Já no liberalismo o Estado não tem o direito de interferir na vida e nas liberdades individuais dos cidadãos, a menos que esses atentem contra a ordem vigente.

Espero ter ajudado :))

Perguntas interessantes