Qual a diferença mais significativa entre a ideia de belo para Santo Agostinho e para São Tomás de Aquino?
A. Santo Agostinho era sensível e tinha os olhos do espírito para a beleza das coisas. São Tomás de Aquino, muito racionalista, só percebia o brilho da verdade na ideia de Deus.
B. Enquanto para Santo Agostinho a beleza é o sinal da presença de Deus no mundo, da natureza à arte e produto da mão humana, para São Tomás de Aquino apenas Deus é a fonte de toda verdade, toda bondade e toda beleza, nas suas manifestações nos seres criados, e não exatamente na arte.
C. Belo em Santo Agostinho é tão somente o poder de Deus, e para São Tomás de Aquino, a arte pode revelar as sutilezas da criação divina, sendo, por isso, a imagem da beleza divina na Terra.
D. Enquanto para São Tomás de Aquino a beleza depende de três condições prévias, a justa proporção, a integridade e a claridade, para Santo Agostinho essas três condições são a harmonia, a perfeição e a causa final.
E. Não há diferenças nas concepções de belo entre os dois filósofos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:b
Explicação:
TOMAS DE AQUINO
Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.
AGOSTINHO
Para Santo Agostinho, a filosofia antiga, apesar de pagã, seria uma preparação da alma, muito útil para a compreensão da verdade revelada. ... A verdadeira sabedoria, com a qual vem a verdadeira felicidade, não se encontra neste mundo, mas tão-somente em Deus, que é o arx philosophiae (ápice da filosofia).
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás