Qual a diferença funcional e histórica entre a notação quadrática e a notação moderna?
Soluções para a tarefa
A notação quadrática apresenta uma escrita de ritmo em que cada nota possui um tempo, sendo anotada em um sistema de 4 linhas, o tetragrama, pela escrita quadrada chamada "Neuma", cujo desenvolvimento se deu pelo medo dos monges de perder melodias do canto gregoriano .
A anotação gregoriana também trás semelhanças de sinais incorporados pela partitura moderna, como claves de Dó (C) e de Fá (F), "a barra de pontuação (que em muito se assemelha à barra de compasso) e um pequeno ponto (em latim, punctum-mora) sobre o neuma para indicar sílabas mais longas (o qual guarda estreita semelhança com o ponto de aumento)".
Já a anotação moderna é escrita em um sistema de 5 linhas, o pentagrama, apresentando uma variedade maior de recursos, como: diferentes linhas de compasso; durações de notas e pausas; marcas de interrupção; quatro claves ( C, F, G e Clave de Percussão); Acidentes; armaduras de clave; fórmula de compasso; articulação; dinâmica; acentos; etc.
Permitindo então que o compositor seja extremamente específico para com o/os intérprete/s, em uma comunicação detalhada ao escrever o recitar de uma peça.