História, perguntado por dominguesdafnymattos, 6 meses atrás

Qual a diferença entre xamanismo e o neoxamanismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por janalbernaz
1

Resposta:

Ninguém, entretanto, precisa ser um xamã para praticar xamanismo. O Neoxamanismo é o nome dado para as práticas não convencionais que resgatam os costumes e a sabedoria dos povos ancestrais, conciliando-a com elementos culturais e filosóficos da época atual.

Explicação:

Respondido por thibarcante
1

Resposta:

O Xamanismo é um termo criado por antropólogos, que genericamente, abrange práticas ancestrais que procuram estabelecer uma conexão com o sagrado. Um modo de vida que envolve cura, transe, estados expandidos de consciência, plantas psicoativas, contato com espíritos, seres míticos, animais, dimensões, entre outros.

Embora o primeiro registro da palavra shaman seja de 1698, e possua relatos de práticas xamânicas no séc XIII, o xamanismo existe há milhares de anos e pode ser relacionado com o berço das crenças religiosas, são as primeiras compreensões do mundo invisível que temos na história da humanidade. Notamos essa influência na utilização de defumação, banho de ervas e música em diversas religiões.O Neoxamanismo é o nome dado para as práticas não convencionais que resgatam os costumes e a sabedoria dos povos ancestrais, conciliando-a com elementos culturais e filosóficos da época atual. Numa perspectiva de análise histórica insere-se nos movimentos sociais de natureza estética ou religiosa denominados como "revivalismo", uma ressurgência de valores espirituais dentro de uma cultura em transformação, tendo como exemplo clássico do revivalismo, o neopaganismo.

Os movimentos neoxâmanicos, além de resgatar tradições e rituais xamânicos, cocria sob o efeito das combinações de uma variedade de cultos e elementos filosóficos bem distintos, por exemplo, a filosofia oriental e o cristianismo. Alguns dos seus precursores mais famosos foram os antropólogos Carlos Castañeda e o Michael Harner, com obras publicadas nos anos 60 e 80, como Erva do Diabo (1968) e O Caminho do Xamã (1989).

Explicação:

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes