Qual a diferença entre um inibidor competitivo e um não-competitivo ou incompetitivo
Soluções para a tarefa
Resposta: inibição COMPETITIVA- os inibidores competitivos são substancias que concorrem diretamente com o substantivo especifico da enzima. ... inibição NÃO COMPETITIVA- a substancia inibidora pode ligar-se tanto a enzima quanto ao complexo enzima-substrato, mas num sitio de ligação diferente.
Resposta:
Explicação:
Inibição competitiva – os inibidores competitivos são substâncias que concorrem diretamente com o substrato específico da enzima. As moléculas desses inibidores têm uma estrutura muito parecida com a do substrato da enzima e, por isso, se unem reversivelmente às enzimas, formando um complexo enzima-inibidor muito semelhante ao complexo enzima-substrato, que inativa a catálise da enzima. Por não haver a formação do complexo-substrato, a atividade catalítica da enzima é inibida enquanto existir o complexo enzima-inibidor.
Inibição não competitiva – a substância inibidora pode ligar-se tanto à enzima quanto ao complexo enzima-substrato, mas num sítio de ligação diferente. Nesse caso, a ligação do inibidor com a enzima não atrapalha a ligação do substrato, mas gera uma alteração que impede a formação do produto da reação.