Qual a diferença entre texto de opinião e artigo de opinião
E o que diabos é texto de opinião?
Soluções para a tarefa
Como o artigo de opinião é um tipo de texto comum em jornais e revistas [meio de veiculação de maior reconhecimento pelas massas sociais], o texto é escrito e descrito pelas primeiras pessoas tanto no singular quanto no plural. Entretanto, se for um texto exigido por uma banca de avaliação universitária por meio de vestibular ou concurso público, o seu texto em primeira pessoa deve ser escrito em primeira pessoa, mas fundamentado por gráficos, pesquisas provando um posicionamento pessoal, nada de senso comum.
Texto de opinião é a mesma coisa que texto dissertativo argumentativo. Dissertação argumentativa é uma produção textual puramente científica e teórica, portanto, todos os assuntos retratados por essa construção de ideias devem ser fundamentados em fatos históricos, pensamentos de teóricos e dados mediante pesquisas e gráficos. A principal característica que diferencia a tipologia textual dissertação do artigo de opinião, é a pessoa inscrita dentro do texto.
É exatamente nestas situações corriqueiras que classificamos os nossos textos naquela tradicional tipologia: Narração, Descrição e Dissertação.
Resposta:
O artigo de opinião é subjetivo e pessoal, podendo empregar termos articuladores: na minha opinião, eu penso, conforme suponho. O dissertativo-argumentativo é restrito, em geral, a 20 ou 30 linhas, enquanto o artigo pode ser mais extenso ou não. O artigo de opinião é um subtipo do texto argumentativo, em ambos você vai se expressar e argumentar, a diferença básica está na estrutura; no artigo de opinião você pode usar o narrador em 1º pessoa (eu penso, eu acredito...) e no texto argumentativo indefine-se o sujeito (acredita-se que, segundo dados).
Explicação: