Qual a diferença entre Território, Estado, País e Nação?
Soluções para a tarefa
Território:
De maneira geral, o território é definido como o espaço geográfico apropriado e demarcado por relações tanto de poder, como de soberania. Em alguns casos, é fácil observarmos o que é um território. Por exemplo o Brasil, sabemos quais são os seus limites e fronteiras, portanto sabemos facilmente qual é o nosso território de soberania. Porém, quando falamos de movimentos separatistas, ou de grupos terroristas, o território não é tão claro assim, pois não possuímos a real certeza de qual a região onde ocupam. Portanto, podemos dizer que o território é onde um Estado, ou determinado grupo exerce a soberania. Na imagem a seguir está o território brasileiro.
Estado:
Já o Estado, por sua vez, é quem exerce a soberania sobre o território. Sendo assim, o Estado brasileiro é quem exerce a soberania sobre o território brasileiro. Como você já deve ter percebido, o Estado (com letra maiúscula) representa o conjunto de instituições públicas que são responsáveis pela administração de um território, que procura atender e resolver os interesses e desejos de sua população. Essas instituições podem ser as escolas, hospitais, o próprio governo e várias outras.
País:
Um País é um conceito muito amplo, que abrange tudo o que se encontra em um determinado território administrado por um Estado. Sendo assim, enquanto o Estado relaciona população, território e governo, um País abrange características físicas, sociais, culturais, econômicas, ou seja, todas as características presentes no território. Seguindo o nosso exemplo, o Brasil é o nosso País, enquanto a República Federativa do Brasil é o nosso Estado.
Nação:
Quando falamos em Nação, isso quer dizer que estamos falando de uma forte união de um mesmo povo, com um conjunto de ideias em comum, que podem ser culturais, religiosas ou até mesmo econômicas. Sendo assim, uma Nação pode abranger o mesmo grupo de um Estado, ou País, basta todos estes estarem ligados pelos mesmos ideais. No entanto, isso dificilmente acontece. De maneira geral, esta união como Nação acontece em pequenos grupos, tais como os movimentos separatistas, como os curdos e os bascos. Quanto maior o País, a tendência é que seja maior a diversidade de ideias e ideais.