Qual a diferença entre tempo cronológico e tempo psicológico em uma narrativa?
Soluções para a tarefa
O tempo cronológico é o tempo em que se desenrola a ação. Os fatos são narrados na ordem em que acontecem (apresentação, complicação e epílogo). Indicam-se, conforme o caso, dia, mês, ano, hora, minuto, segundo, década, século etc. Não é preciso mencioná-los sempre, mas deve-se dar a entender ao leitor o tempo de duração da históra, utilizando-se expressões com o “alguns minutos”, “instantes”, “no dia seguinte”, “algum tempo depois”, “passaram-se meses”, “anos” ou “dias”, entre outros.
O tempo psicológico não é material, nem mensurável, mas sim flui na mente das personagens. Há quebras na ordem cronológica dos fatos. Ora antecipa-se um acontecimento, ora recua-se no tempo e volta-se ao passado. A narrativa tem um fluxo intimamente ligado ao mundo interior da personagem, aos seus conflitos, reflexões, recordações etc.
a resposta certa e a letra A
a) Tempo cronológico é externo e medido pelo passar do tempo, como em segundos, horas, dias, meses, anos, etc. Já o tempo psicológico é o que ocorre por uma perspectiva interior, sem seguir, necessariamente, uma linha cronológica.