Sociologia, perguntado por AgnesMenezes, 1 ano atrás

Qual a diferença entre sociedades organizadas por castas e as dividas em estamentos?

Soluções para a tarefa

Respondido por DanielaKaren15
3
Por causa da Ideologia, nenhuma sociedade histórica geralmente se percebe como constituída por Classes Sociais; as classes dominante conseguem desviar a atenção para a questão da distribuição do poder, do privilégio, do saber, ou pela situação da faixa de renda, como a nossa.
CASTAS - segregam os indivíduos em grupos sociais muito fechados, segundo um critério de nascimento marcado pela endogâmica. Dentro de uma casta, os membros são iguais entre si; quando as relações são horizontais é devido a proximidade do parentesco e, quando as relações são verticais, já não os são. As características das castas são: cada casta tem uma posição bem definida no conjunto, sendo que uma das quais se põe acima de todas elas; as castas exprimem profundamente sua segregação, chegando ao cúmulo em não permitirem o casamento entre membros externos ou mesmo a proximidade habitacional e participação nas mesmas instituições; a segregação tem por base noções ideárias, isto é, pureza, etnia, nascimento, religião, etc.; as chamadas castas superiores são consideradas as mais puras e se arriscam a perder a pureza ao se aproximar das castas inferiores em contextos alimentares, sexuais, rituais, etc.;as castas são modeladas pela divisão social do trabalho: profissões, atividades manuais e atividades intelectuais.
Por exemplo, na antiga Roma, era vedado o casamento entre patrícios e plebeus; e na Idade Média havia restrições de casamento e residência entre cristão e judeus; e recentemente nos E.U.A. e algumas ex-colônias britânicas a separação em castas dos negros e anglo-saxões. Na Índia, a instituição das castas aparece a partir do VIII século a.C.; eram designadas de jat, jati (cor).
ESTAMENTO - Corresponde a um ordenamento que separa os indivíduos em grupos sociais privilegiados, segundo um critério jurídico-político, no qual precisam cumprir ou satisfazer certos critérios para ascender ao estamento superior, esse pode ser por escolaridade, iniciação, conquista de título, mas na maior parte dos casos é por nascimento. Cada estamento defende seus direitos e privilégios diante de outros estamentos, e seus membros são solidários entre si, embora não necessariamente cada indivíduo seja igual. As características dos estamentos são: os estamento são bem definidos por seus privilégios e obrigações e ocupam uma gradação hierárquica; os estamentos não são tão segregacionistas como as castas, mas exprimem suas diferenças pelo grau ao acesso aos serviços e privilégios que a sociedade pode oferecer; a distinção hierárquica tem por base critérios político-jurídicos expressos em estatutos, leis e regras; um membro de um estamento pode ascender ou mudar para outro estamento superior; os estamento são modelados também por uma divisão social do trabalho, isto é, funções e cargos intelectuais.
O exemplo clássico de estamento é o arranjo social da Europa medieval e moderna; a sociedade era dividida em três ordens: clero, nobreza e plebeus, mas, por sua vez, cada ordem era composta por estamentos. A ordem do clero continha os estamentos de cardeal, arcebispo, bispo e abade; enquanto que a ordem da nobreza estava dividida em estamentos de duque, marquês, conde e barão. No mundo greco-romano antigo, em diversas épocas a sociedade foi hierarquizada por cidadania: cidadão e estrangeiros residentes no qual definia os respectivos direitos e acesso à política e a justiça. No mundo contemporâneo, embora formalmente negado, devido a “ideia de democracia e igualdade de todos perante a lei”, há a distinção entre cidadãos civis e cidadão militares, cada um goza de estatuto e corte de justiça distintos.

Perguntas interessantes