QUAL A DIFERENÇA ENTRE SOCIALEMO E CAPITALISMO ? POR FAVOR MIM AJUDAM
Soluções para a tarefa
Resposta:
Socialismo :
O que é?
O socialismo é uma teoria ou sistema de organização social baseado na exploração dos bens em comum, onde a propriedade é atribuída aos trabalhadores e em última instância, ao Estado.
Capitalismo:
O que é?
O capitalismo é uma teoria ou sistema de organização social baseado no mercado livre, na propriedade privada e suas operações têm fins lucrativos. No sistema, a propriedade pertence aos indivíduos ou a empresas. Esse sistema defende a liberdade de escolha do consumidor.
DIFERENÇAS:
No socialismo, a propriedade privada deixaria de existir. As indústrias em larga escala devem ser bens coletivos, no Capitalismo há duas correntes principais. Uma elas defende que o Estado deve intervir diretamente na economia sendo um investidor a mais. Por outro lado, existem aqueles que defendem que a intervenção do governo na economia deve ser mínima por acreditar que o mercado livre produz um melhor resultado econômico para a sociedade.
Religião: A religião no Capitalismo é livre, O Socialismo defende que a religião seja um assunto privado.
A Propriedade Privada: A propriedade privada no Socialismo a propriedade é pública, incluindo os meios de produção, que pertencem ao Estado, mas são controlados pelos trabalhadores. No capitalismo toda propriedade é transformada em capital, que pode ser utilizado de diversas formas.
Movimentos Políticos:
Capitalismo:
- Liberalismo Clássico
- Liberalismo social
- Neoliberalismo
- Social-democracia moderna.
Socialismo:
- Socialismo democrático
- Socialismo libertário
- Comunismo
- Anarquismo Social
- Sindicalismo
Escolha: No Capitalismo todos os indivíduos tomam as próprias decisões e devem viver com as consequências de suas ações. No socialismo o indivíduo tem sua liberdade condicionada pela ideologia do Estado.
Classes sociais: No Capitalismo as classes existem de acordo com sua relação com o capital. No Socialismo as distinções de classe são diminuídas. Assim, o status deriva mais das distinções políticas do que das distinções de classe.