História, perguntado por lumilarski1, 1 ano atrás

Qual a diferença entre Reforma e Contra-Reforma??

Soluções para a tarefa

Respondido por marcia1995
21
A reforma foi o movimento que surgiu quase que de repente, apesar de preparada. Este movimento não foi o que o povo e principes esperavam, porque tomou grande proporções tanto eclesiásticas quanto políticas. E o que mais importava para o povo que era uma mudança dentro da Igreja, para conter alguns abusos, mas sem mudança da fé se tornou praticamente uma revolução. 



A contra-reforma foi uma resposta a este movimento. A reação católica, comumente denominada "contra-reforma", foi orientada por seis grandes Papas: Paulo III, Júlio III, Paulo IV, Pio V, Gregório XIII e Sisto V. 
Mas antes mesmo da reforma, já havia um movimento iniciado dentro da Igreja de revivescência religiosa. Com a contra-reforma a Igreja tira o poder do Estado dentro dela principalmente com a criação de seminários. A partir daí para ser padre deveria frequentar obrigatoriamente o seminário, entre outras mudanças.
Respondido por franciscohpossamai
0

Resposta:

A diferença entre Reforma e Contra-Reforma é que a Reforma Protestante inicia-se com as críticas de Martinho Lutero contra as práticas da igreja católica em sua obra "As 99 Teses contra a Igreja Católica".

Já a Contra-Reforma foi uma resposta da Igreja Católica em relação à perda de fiéis com o advento da Reforma Protestante, onde a Igreja passa a buscar novos fiéis nos territórios coloniais, além de usar a arte como forma de manifestação religiosa.

Perguntas interessantes