História, perguntado por jdjdvdv, 8 meses atrás

qual a diferença entre racismo velado e racismo estrutural.​

Soluções para a tarefa

Respondido por anonimo536
6

Resposta:

RACISMO VELADO

Este é um problema histórico do Brasil, diferentemente de outras regiões em que o racismo é escancarado. Aqui, não é! Ele está em camadas tão profundas, que o racista não se vê como um. Quando se sabe contra quem está lutando, a briga se torna mais fácil. O problema é quando se tem um preconceito velado, escondido até mesmo dos próprios detentores do mesmo. Acabamos achando normal expulsar uma criança negra de uma loja, pois ela provavelmente seria um pedinte.

Você já deve ter ouvido frases assim: “esse é um preto da alma branca”, “ele é pretinho, mas é gente boa”, ou então algo como “que negra bonita!” Por que nunca ouvimos algo como “ele é branco, mas é de confiança?” Ou então, “que branca bonita?”

A primeira vez em que fui parado pela polícia tinha nove anos de idade. Estava com um saco de pão que havia buscado na padaria quando fui abordado, sempre de maneira ‘gentil’, pelos policiais. O cartão de visita foi o de sempre: “Mão na cabeça, neguinho safado”, e um chute no tornozelo para eu abrir as pernas para a revista.

RACISMO ESTRUTURAL

O racismo no Brasil não é à toa. É estrutural. O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão. Até 130 anos, os negros traficados eram mantidos em condições subumanas de trabalho, sem remuneração e debaixo de açoite.

Racismo não é desculpável, é crime

Quando, no papel, a escravidão foi abolida, em 1888, nenhum direito foi garantido aos negros. Sem acesso à terra e a qualquer tipo de indenização ou reparo por tanto tempo de trabalho forçado, muitos permaneciam nas fazendas em que trabalhavam ou tinham como destino o trabalho pesado e informal. As condições subumanas não se extinguiram.

Respondido por xfelipenogueira
2

Resposta:

Racismo estrutural é o termo usado para reforçar o fato de que há sociedades estruturadas com base na discriminação que privilegia algumas raças em detrimento das outras. No Brasil, nos outros países americanos e nos europeus, essa distinção favorece os brancos e desfavorece negros e indígenas. Tendo em vista que toda a sociedade pratica de certa forma o racismo estrutural até com algumas palavras que não parecem ser ofensivas, mas se torna a parti que conhecemos o seu siguinificado. E o racismo velado há muitas atitudes implícitas que caracterizam um tipo de discriminação tão cruel quanto a outra modalidade. É o racismo moderno: o racismo velado, com outra roupagem, mas não menos importante!

A questão é que a maioria das vítimas do tal racismo velado não o percebe, porque ele é travestido de “brincadeira”, ou porque já é uma “rotina” com a qual a sociedade já se acostumou. Ou, talvez, mesmo que a vítima perceba, ela acaba por desistir de fazer a denúncia, já que é mais difícil comprovar a materialidade (existência de elementos físicos para caracterizar o delito). 

Perguntas interessantes