ENEM, perguntado por livia7281, 10 meses atrás

qual a diferença entre ProUni, Sisu e Fies? e qual e melhor?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Kamilinha0102
1

Resposta:O SiSU, o ProUni e o Fies são programas que visam a possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior. Com as mudanças sofridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a adesão de mais faculdades a ele, aumentaram também as chances dos estudantes ingressarem no ensino superior.

Explicação:

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem como objetivo escolher candidatos para as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que utilizam a nota do Enem como a única etapa do vestibular. Os candidatos são selecionados através do sistema on-line, que se baseia na nota obtida pelo estudante. Pelo site do SiSU, os interessados podem acessar as vagas disponibilizadas, as instituições e os cursos que participam do Sistema. Para participar é necessário ter feito as provas do último Enem, ter tirado nota acima de zero na redação e se inscrever através da página eletrônica do Sistema dentro dos prazos estabelecidos. Conforme as regras do programa, cada candidato pode fazer até duas opções de curso por ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência.

Programa Universidade para Todos (ProUni) foi desenvolvido com o objetivo de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda. O Prouni oferece bolsas integrais ou parciais (100% e 50%), de acordo com a pontuação obtida pelo estudante no Enem. Para isso, é necessário ter participado das provas do último Enem, obter mais de 450 pontos na prova e não zerar a redação.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foi criado pelo Ministério da Educação. Seu objetivo é financiar a graduação no ensino superior de estudantes que estejam cursando faculdades particulares, desde que devidamente matriculados. Para participar é necessário que a instituição esteja cadastrada no programa, com cursos que tenham obtido avaliação positiva do MEC.

Respondido por jujulopes21p58ada
1

Sisu

Qualquer pessoa que tenha feito a prova mais recente do Enem pode se inscrever no Sisu. Para participar somente é necessário acessar o site, preencher seus dados e procurar o curso que deseja. Você pode escolher até duas opções de graduação.

O próprio sistema ranqueia os candidatos, de acordo com a nota do Enem, e isso é feito durante todo o período de inscrições. Sendo assim, é possível saber quais as chances reais de conseguir uma vaga. Caso você perceba que não vai ser classificado basta mudar as opções escolhidas.

O resultado final do Sisu pode ser acessado pelo site e também é enviado por e-mail. Quem é selecionado para uma vaga só precisa ir até a instituição de ensino e fazer a matrícula.

Prouni

Ele é voltado para pessoas de baixa renda que querem estudar em uma instituição privada, mas não têm recursos financeiros para arcar com as mensalidades.

Sendo assim, o governo disponibiliza bolsas parciais de 50% ou integrais para os estudantes conseguirem acessar a educação superior. Assim como o Sisu, o Prouni abre seleção duas vezes ao ano, logo depois que se encerram as inscrições do Sisu.

Fies

Ele oferece financiamento estudantil para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas.

A ideia, portanto, é possibilitar que os estudantes que não tem condições de arcar com as mensalidades de um curso possam continuar os estudos. Ao final da graduação, o beneficiário deve devolver o valor do financiamento por meio do pagamento de parcelas mensais.

Para participar do Fies, o estudante precisa estar matriculado em um curso de graduação presencial pago, cujo conceito obtido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) seja maior ou igual a três.

Perguntas interessantes