Qual a diferença entre planejamento estratégico formal e não formal? Explique.
Soluções para a tarefa
que é Organização Formal?
Quando falamos em Organização Formal, falamos no conjunto de normas e regras que conduzem o andamento de todos os processos da empresa. A Organização Formal é pautada pela lógica e racionalidade. A Organização Formal engloba fatores importantes dentro da empresa, como:
Código de ética do ramo de trabalho
Organização Hierárquica
Normas de conduta da empresa
Políticas de gestão
Plano de cargos e salários
Vale destacar que é através da Organização Formal que a empresa define seus valores, sua missão e sua visão. E é aqui que esta organização mostra sua potencialidade para além dos documentos, hierarquia e pagamentos. Ela tem influência positiva e direta nos comportamentos, atitudes e relações dentro da empresa. Ou seja, ela tem influência direta na construção da cultura organizacional das empresas.
O que é Organização Informal
Enquanto a Organização Formal é pautada pela lógica e racionalidade, a Organização Informal é pautada pela espontaneidade. A Organização Informal está ligada a questões de ordem social, ideias e costumes que os membros da empresa levam consigo e compartilham no ambiente de trabalho. A Organização Informal engloba as relações pessoais pautadas pela afinidade, o cooperativismo espontâneo e as relações pautadas pelo status.
Por ser um tipo de organização construída de maneira espontânea, a Organização Informal possui algumas características que a diferem da Organização Formal. Eis aqui alguns exemplos:
A Organização Informal é construída pelos colaboradores
Esta organização ultrapassa as fronteiras de departamentos e pode acontecer entre colaboradores de áreas distintas
Muitas vezes, este tipo de organização acontece com base na empatia e simpatia que os colaboradores despertam entre si.
Aqui, os grupos definem os comportamentos que são positivos, assim como as atitudes que são saudáveis e benéficas para o grupo.
Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento
Planejamento não formal é aquele que não se baseia nas técnicas de administração estratégica.