História, perguntado por joaostp74, 1 ano atrás

Qual a diferença entre os reis medievais e os novos monarcas?

Quais foram os aspectos dessa mudança política ?

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiaoi22
3
O rei no período medieval comandava pequenos espaços, ele era rei apenas dos territórios que lhe pertenciam. Naquele período as monarquias eram descentralizadas, com vários reinos.
O rei do período moderno governava uma nação, pois com passagem do período medieval para o moderno, surgem as monarquias centralizadas, formando os países que existem hoje.
A partir dai, os reinos se fortalecem, com a junção de vários reinos que antes eram
independentes.

As primeiras nações que surgiram forma Espanha e Portugal.


joaostp74: ja tinham me dado essa mesma resposta, so nao responderam,

Quais foram os aspectos dessa mudança política ?
leticiaoi22: nos diversos reinos formados pela Europa com a desagregação do Império Romano do ocidente, os reis exerciam, principalmente, funções militares e políticas. Sem cumprir atividades administrativas, o rei tinha seus poderes limitados pela ação da nobreza feudal, que, por serem os senhores da terra, controlava de fato o poder. Essa organização do poder é chamada monarquia feudal e sua principal característica era a fragmentação do poder.
leticiaoi22: Os reis começaram então a concentrar grandes poderes, em parte por causa do apoio e do dinheiro recebido dos burgueses. Ao longo de algum tempo, a aproximação entre o rei e a  burguesia colocariam fim à fragmentação do poder. Entretanto, isso não significou a exclusão da nobreza feudal do poder. Ela se manteve ligada ao rei e usufruindo da sua política.
leticiaoi22: a descentralização política do feudalismo era inconveniente. Isso porque submetia os burgueses  aos impostos cobrados pelos  senhores e dificultava a atividade comercial pela ausência de moeda comum e de pesos e medidas padronizados (isso na formação da monarquia)
leticiaoi22: pronto ;)
Perguntas interessantes