qual a diferença entre os pensamentos de sócrates aristoles e plãntao
Soluções para a tarefa
Sócrates
O método socrático consistia em ironia e maiêutica. A ironia visa eliminar a doxa (opinião), assim ficava perguntando para que as pessoas se contradissessem, com a finalidade de que as reconhecessem que não tinha conhecimento sobre o assunto tratado. A maiêutica visa a epsteme (conhecimento, ciência) através da dialética. Da maiêutica tem-se a obstetrícia em grego, que é a arte do parto para animais, mas aqui usado como o parto de ideias.
Platão
Reação contra o relativismo sofista – cada objeto seria único, singular, por exemplo, duas cadeiras diferentes teriam teorias diferentes, com uma teoria para cada cadeira, mesmo que só mudasse a cor, o que contradiz a experiência. Dessa forma, para se fazer uma teoria, precisa-se de um método.
aristoles
Vai criticar, romper, com o dualismo de Platão que sugere a existência de dois planos.
Traz as ideias platônicas para a imanência do mundo:
1. Hilemorfismo – que segundo Aristóteles, é todo ser composto de forma e matéria, tudo aquilo que é sensível a matéria, o que se pode toca, experimentar, perceber, e pela intelecção é possível chegar a uma forma (Hile = matéria; mofismo = formas);
2. Teleologia – estudo dos fins (teleos = finalidades). Na concepção de Aristóteles, o universo é teleológico, ou seja, tudo o que existe tem uma finalidade, e é justamente este fim que determina como as coisas são, sendo assim, tem-se a relação entre forma e matéria, pois a forma que a matéria terá determina o que ela será.
3. Ato/ Potência – Aristóteles buscava explicar o movimento e a modificação das coisas com esta ideia, como por exemplo, o conhecimento. Então para ele, uma coisa esta em ato ou potencia, por exemplo, uma semente é arvore em potencial, ela tem a finalidade de ser uma arvore, e se ela se torna uma arvore, ela se atualiza, e do ponto de vista de um marceneiro ela passa a ser uma mesa em potencial. Dessa forma, pode-se dizer que o que é vivo é morto em potencial.