qual a diferença entre os monitores CRT LED E LCD?
Soluções para a tarefa
A antiga tecnologia CRT é o velho televisor ou monitor de tubo. Este tipo de aparelho consome muita energia, pois seu funcionamento envolve basicamente na geração de feixes de energia que reagem com fósforo e gera a imagem. Embora a imagem seja boa, muita energia é desperdiçada pois dentro do tubo podem existir campos de energia de até 50 mil volts nos modelos domésticos, além do desperdício de energia dissipados em forma de calor (um monitor CRT produz calor correspondente a dois seres humanos adultos).
A tecnologia LCD, que chegou ao mercado como inovação já teve seu momento de fama. Na época a tecnologia unia uma imagem nítida, baixo consumo de energia e menor tamanho. A tecnologia surgiu como um grande avanço, a geração de cor era realizada basicamente por lâmpadas fluorescentes, que, embora não fossem as mais eficientes, conseguiam aproveitar cerca de 20% da energia, desperdiçando o resto (como curiosidade, uma lâmpada incandescente consegue converter em luz somente 5% da energia). O desperdício era menor, mas conforme o tamanho da tela aumentava a definição diminuía e par se ter mais definição o custo subia muito.
Então mais recentemente surgiu a tecnologia LED, cujo principal ingrediente que possui o mesmo nome é um componente eletrônico muito conhecido e usado em diversas aplicações, que como um diodo, funciona de maneira a receber energia e barrá-la, neste caso transformá-la em luz. O LED une o útil ao agradável, seu aproveitamento é superior a 30% da energia, com menos energia desperdiçada vem mais economia, a definição também é muito boa, e com a popularização da tecnologia hoje o preço está muito acessível.
Entretanto, nada é perfeito, a tecnologia CRT, além de consumir muita energia, também possuía muitos materiais pesados em sua composição, o que prejudica muito o meio ambiente e dificulta seu descarte; A LCD possui o problema de que em seus componentes existem materiais alcalinos que são extremamente nocivos; A LED é a tecnologia menos ambientalmente negativa no mercado, embora seus componentes ainda possuam materiais que não são benéficos a natureza. A tecnologia Plasma não foi discutida neste post pois além de não gerar boa imagem, o material utilizado na tela para a geração da imagem é extremamente danoso ao meio ambiente e aos seres humanos.