qual a diferença entre os abolicionistas caifazes e evolucionistas na luta pela abolição da escravidão
Soluções para a tarefa
Movimento dos Caifazes
Idealizado por Antônio Bento de Sousa e Castro, o Movimento dos Caifazes organizava fugas de escravos no final do século XIX.
Antônio Bento e seus comparsas roubavam os negros e os enviavam para o quilombo do Jabaquara (Santos).
Então eles eram mandados para a província cearense, local onde a igualdade racial já havia sido decretada.
O Movimento dos Caifazes teve influência de artistas como o poeta Luís Gama que disse, ?o escravo que mata o seu senhor pratica um ato de legítima defesa?.
Após sua morte, foi substituído por Antônio Bento. Antonio Bento era filho de uma família paulistana bem rica. Seu modo de agir e se vestir era tido como excêntrico entre a burguesia paulistana daquela época.
Tamanha era a vontade de Antonio Bento em roubar os negros, que ele os acomodava em sua casa e nas residências de seus comparsas caifazes.
Nesta época, houve uma pressão social e econômica contra a escravidão, então muitas cidades decretaram Lei Áurea e acabaram libertando os negros roubados pelos Caifazes. Assim, alguns senhores começaram a contratar negros como trabalhadores ganhando salário fixo.
Evolucionismo é uma teoria que defende o processo de evolução das espécies de seres vivos, através de modificações lentas e progressivas consoantes ao ambiente em que habitam.
Um dos maiores nomes do Evolucionismo foi o naturalista britânico Charles Darwin (1809 - 1882), que desenvolveu no século XIX um conjunto de estudos que deram origem ao Darwinismo, teoria tida como sinônimo do Evolucionismo, consagrando-se como o "pai da Teoria da Evolução".
Os seres humanos (homo sapiens sapiens), de acordo com o Evolucionismo, teria surgido a partir de um processo de evolução de outras espécies que já foram extintas, como o homo erectus e o homo habilis. Os humanos não descendem dos macacos, como muitos acreditam, mas sim dos ancestrais que deram origem à raça humana e aos demais primatas atuais, por exemplo