Qual a diferença entre o trabalho e a força do trabalho? Como a exploração do trabalho gera alienação no trabalhador coletivo?
Soluções para a tarefa
A diferença é que o trabalho é o resultado único por parte da vontade, esforço do indivíduo, já a força do trabalho é a coletividade e mão-de-obra que é necessária para completar um trabalho.
Por exemplo: a produção de um tênis pode se dar por um único indivíduo, cuja a força de trabalho será de competência deste único. Se for produzido em uma fábrica, por diversos trabalhadores o resultado para o mesmo trabalho é obtido muito mais rápido, por que em detrimento da quantidade de trabalhadores a força de trabalho é muito maior.
Segundo a teoria Marxista, o a exploração do trabalho (principalmente industrial) aliena o operário pois se antes ele era detentor do conhecimento de toda a técnica de produção, agora com a subdivisão ele detém somente parte do conhecimento (aquela parte da qual é encarregado).
Por exemplo: Um produtor de sapatos produz todo o sapato. Um operário da industria, sabe somente como botar a sola, o outro operário sabe fazer o cadarço, o terceiro faz a costura, etc. Mas nenhum deles detém o conhecimento do todo.