Qual a diferença entre o teísmo e o deísmo
Soluções para a tarefa
➤Ao contrário das bases do teísmo, que consiste na tradição e revelação direta das informações dos antepassados, o deísmo se fundamenta na razão, no livre pensamento e nas experiências pessoais.
Resposta:
O Deísmo é uma doutrina que admite a existência de Deus, mas não a Sua Providência. Grosso modo, seria como dizer que Deus criou o mundo e os seres, mas depois não se preocupou mais com a Sua criação. É normalmente comparado ao ofício do relojoeiro, que fabrica um relógio, mas que, depois que este está pronto, não interfere mais em seu funcionamento.
O Teísmo acredita na existência de Deus, mas também que ele é onisciente, onipresente e onipontente. Esta corrente admite que há aspectos de Deus que não podem ser conhecidos pela razão, mas somente pela Revelação, um conhecimento que nos é proporcionado pelo próprio Senhor. Segundo os teístas, Deus é amoroso, se interessa e cuida de cada uma de suas criaturas.
Nós, cristão, somos chamados a testemunhar o amor desse Deus que é pai, que é providente, que zela por nós e está atento às nossas necessidades e sofrimentos.
Explicação: