Qual a diferença entre o teatro de stanvislavisk e o de meyehold?
Soluções para a tarefa
A história do teatro russo e soviético é cheia de paixão, de
furor sanguinário, de exílios: Aleksandr Púchkin foi morto
em duelo tramado pelo poder imperial; EvguiéniVakhtángov
morreu prematuramente em decorrência de um câncer;
Nikolai Evréinov, Aleksei Granóvski, Mikhail Tchékhov foram
exilados, Vsevólod Meyerhold e Lies Kurbás foram fuzilados,
Solomon Mikhóels assassinado, Nikolai Érdman proibido
de viver em Moscou... E isso vai continuar com o exílio
e a destituição de Iúri Liubímov e inúmeras outras “fugas”
depois da perestroika... Mas se Konstantin Stanislávski pôde
morrer em sua cama, o destino de sua obra não deixou de
ser trágico. Personalidade magnética, que atraiu tanta gente
para perto de si, que foi cercado por um número impressionante
de alunos, e que a historiografia oficial do século
XXI (constituída pelas equipes que trabalham no Teatro de
Arte de Moscou) se empenha em apresentar como o pai absoluto
do conjunto do teatro russo, Stanislávski sofreu de
solidão e foi vítima de incompreensões. Traído por alunos
que divulgam precocemente e mal aquilo que acreditam ter
compreendido das pesquisas e do sistema de Stanislávski,
o mestre não escapará de ser mumificado pelo culto que se
construiu em torno dele nos anos 1930 e pela assimilação
ao realismo socialista de sua abordagem do teatro: sua integridade
física foi preservada, mas a deturpação de seu
legado, com a chancela oficial, matou-o como artista.
“A solidão de Stanislávski”1 é o título de um vigoroso artigo
publicado por V. Meyerhold em 1921, no período do
Outubro Teatral, do qual ele foi o líder inconteste. O Teatro
de Arte estava sendo veementemente atacado pelos artistas
de esquerda, como excrescência burguesa e inútil