Direito, perguntado por acsiqueira, 9 meses atrás

qual a diferença entre o sistema político proporcional e majoritário de escolha dos candidatos para o poder legislativo e executivo?

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquerpitanp43l0n
8

Resposta:

O sistema eleitoral majoritário privilegia a vontade da maioria, em detrimento de minorias. Há, no Brasil, eleições majoritárias (em nível federal) para o Executivo(dois turnos) e para o Senado (maioria simples). No proporcional, é dada voz até aos votos com representação não tão significativa, de modo a manter representadas as minorias. No Brasil, a Câmara dos Deputados adere um sistema eleitoral proporcional de lista aberta, no qual os votos são dados às coligações (ou partidos, se perdurar a PEC que proíbe coligações) e é organizada uma lista de preferência dentro da coligação por ordem de votação popular (os mais votados vêm primeiro). Então, juntam-se os votos que cada coligação recebeu (seja na legenda ou em candidatos) e a quantidade de vezes que esse número ultrapassar o quoeficiente eleitoral (votos válidos totais / magnitude [número de cadeiras disponíveis]) é a quantidade de cadeiras que será disponibilizada para a coligação.

Respondido por acostabatella
0

Resposta:

:)

Explicação:

A diferença básica dos dois principais sistemas eleitorais é que enquanto o sistema majoritário busca garantir a eleição de candidatos que conseguem arrecadar mais votos, o sistema proporcional busca garantir que os cargos sejam distribuídos de forma proporcional em relação à quantidade de votos recebidos pelos concorrentes.

Perguntas interessantes