Português, perguntado por dessaaraujo08, 1 ano atrás

Qual a diferença entre o romantismo português e o romantismo brasileiro


VoraciusImpostor12: rsrs, você também gosta de Romeu e Julieta?
dessaaraujo08: Não querido(a), preciso disso para um trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por viane2000
11

Portugal 
O Romantismo português tem início em 1825, com a publicação do poema Camões,de Almeida Garrett, e vai até 1865, quando se inicia o próximo movimento (Realismo).

Após a Revolução Francesa (1789) toda a Europa passa por um período de transformações. As monarquias absolutistas entram em crise, a burguesia se firma juntamente com o liberalismo sócio-político.

Em Portugal, a invasão napoleônica (1807) provoca a mudança de D. João VI para o Brasil, gerando movimentos de libertação e tentativa de restituição do equilíbrio à nação portuguesa. Em 1822, devido a uma revolução iniciada no Porto, os portugueses organizam uma Constituição liberal, que perderá efeito em 1834.

De qualquer forma, os ideais da Revolução Francesa fixam no homem o desejo de "liberdade, igualdade e fraternidade".

Com a ascensão da burguesia, há uma mudança na escala de valores da sociedade, passando a prevalecer a posse do dinheiro.

No âmbito cultural, o aperfeiçoamento e a expansão da imprensa favorecem a publicação de diversos gêneros, o que acarreta maior popularização da arte, sobretudo na Inglaterra, onde a Revolução Industrial tinha efeitos mais marcantes.

Brasil 
No Brasil, o movimento romântico começa com a publicação de Suspiros poéticos e saudadesde Gonçalves de Magalhães, em 1836, e vai até 1881, quando são publicados os romances mulato, de Aluísio de Azevedo, e Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

A vinda da corte real portuguesa em 1808 acarreta algum desenvolvimento ao Brasil, que culmina com a Proclamação da Independência em 1822, estabelecendo-se o regime monárquico.

Tornando-se uma nação independente, é natural que começasse a se desenvolver um espírito nacionalista, que se revelará nas obras de arte, voltadas sobretudo ao cenário brasileiro, tentando libertar-se das influências europeizantes.

cultura e a sociedade

Se a Revolução Francesa fortaleceu o desenvolvimento das idéias liberais, a ascensão da burguesia e a Revolução Industrial reforçaram as bases do 


dessaaraujo08: Valeu pela ajuda.
Perguntas interessantes