Inglês, perguntado por gabriel9580sival, 1 ano atrás

Qual a diferença entre o
Presente simples, passado simples e o tempo presente perfeito.
= Simple present tense, Simple past tense e o present perfect tense?
Com exemplos​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaghn
13

Resposta:

presente simples é somente tipo "eu como" "eu canto" "eu quero cantar" "eu vou para ..." "eu posso..."

mesma coisa em ingles: i eat, i sing, i want to sing, i go to, i can.

na terceira pessoa do singular (he/she/it) o verbo ganha "s" no final, sendo conjugado.

she eats, she wants to sing, she learns, she likes

no caso do verbo to be a conjugação é diferente, ai tem que decorar.

e no caso de verbos modais (can/could/may/might/should/would/will) não se conjuga eles nunca, sempre ficarão assim.

passado simples é  "eu corri", "eu pulei", "eu sangrei", "ela era" --- i ran, i jumped, i bled, she was

no passado é mais complicado porque não se conjuga o verbo com "s" na terceira do singular, MAS tem algo pior, passados irregulares, nos 3 exemplos que dei acima, jump é verbo regular, e seu passado (assim como particípio do passado) é feito acrescentando "ed" no fim, como todo verbo regular, mas verbos irregulares tem passado e particípio diferentes diferentes, que precisam (infelizmente) serem decorados.

com o tempo de uso você aprende os irregulares, mas pega uma lista deles no google "all irregular verbs" ou "list of irregular verbs", e memoriza pelo menos os que tu usaria mais.

os mais essencias para saber de primeira seriam verbo to be (was/were) e o verbo have (had)

was é para i, he, she, it

were é para we, you, they

o verbo to be é o unico que ainda é conjugado no passado, não só no presente.

o particípio do passado do verbo to be é sempre been, independente da pessoa. para saber o que é particípio do passado é só pensar no verbo precedido de "tinha" antes, "eu tinha caído", "eu tinha estado lá" --- "i had fallen", "i had been there". (had passado e particípio irregular do verbo have. fallen é particípio do verbo fall-cair)

agora adentrando mais no assunto "have" - ter, o presente perfeito é caracterizado por ter have no presente + verbo principal no particípio.

have é conjugado na terceira pessoa do singular (he/she/it) como "has"

he has a computer (presente simples, porque só tem o verbo "have" sem mais nada)

he has been sick all week (presente perfeito porque o "have" vem seguido de um verbo no particípio do passado, nesse caso o verbo to be)

presente perfeito é so pensar em dupla sertaneja com "have" + verbo no particípio.

há também o presente perfeito contínuo, então não o confunda com o presente perfeito. o contínuo seria a dupla sertaneja que citei acima + um terceiro verbo no gerúndio (com "ing" no final), por exemplo: i have been playing - "eu tenho estado jogando" ao pé da letra, mas em br se traduz como "eu tenho jogado" só. não confunda esse tempo com presente perfeito que é composto somente da dupla sertaneja.

presente simples - eu faço/eu corro/eu como = i do/i run/i eat

passado simples - eu fiz/eu corri/eu comi = i did/i ran/i ate (passado e particípio desses 3 verbos é irregular)

presente perfeito - verbo to have + verbo no particípio do passado - eu tenho feito/eu tenho corrido/eu tenho comido = i have done/i have run/i have eaten (aqui dá pra ver o particípio desses 3 verbos irregulares, que é diferente do passado deles, por isso é preciso decorar, não há regra para verbo irregular. o particípio de "run" é "run" msm, identico ao presente dele)

presente perfeito contínuo - verbo to have + verbo no particípio do passado + verbo no gerúndio -  eu tenho estado cantando - i have been singing

há também o presente simples contínuo, quando se fala em "contínuo" é sempre a ideia de "está fazendo continuamente", então sempre tem o gerúndio no meio. no presente seria dizer "eu estou cantando" "eu estou correndo" "eu estou falando" - i am singing, i am running, i am talking

e relembrando que para qualquer tempo no presente (simples, contínuo, perfeito...) o primeiro verbo (ou auxiliar se for do/does) é sempre conjugado na terceira pessoa com adição do "s" no fim (com exceção do verbo to be que tem mais de uma conjugação e dos verbos modais como falei já anteriormente)

quando o verbo não é to be nem modal, qualquer outro verbo se utiliza do auxiliar "do/does" no presente (no passado vira did pra qualquer sujeito), para transformar a frase em negativa ou interrogativa.

quando se usa do/does, ele é quem será conjugado na terceira pessoa do singular (he/she/it), e o verbo permanecerá no seu estado original.

por exemplo:

ele canta - he sings

ele não canta - he does not sing ou he doesn't sing contraído

ele canta? - does he sing?

ele não canta? - doesn't he sing?

nesse exemplo acima, sing sozinho é conjugado em sings por está precedido de "he", mas quando vem acompanhado do auxiliar "do", é o auxiliar que fica conjugado em "does", enquanto o verbo "sing" fica na sua forma original.

você come - you eat

você não come - you don't eat

você come? - do you eat?

você não come? - don't you eat?

e como deu pra notar, para colocar na interrogativa só precisa colocar o auxiliar antes do sujeito da frase.


rafaghn: continuação da resposta (porque atingi limite de letras)
rafaghn: nos casos de verbo to be e verbos modais, eles fazem isso sozinhos, sem ajuda de auxiliar.

verbo to be:
eu não estou bem - i am not fine (a variação "am" do verbo to be é a única que não tem forma contraída com "not", todas as outras tem - isn't/aren't/wasn't/weren't)
eu não estou bem? - am i not fine?
eu estou bem? - am i fine?

ela é magra - she is skinny
ela é magra? - is she skinny?
ela não é magra - she isn't skinny ou she is not skinny
ela não é magra? - isn't she skinny?
rafaghn: verbo modal can (poder)
eu posso cantar? - can i sing?
eu posso cantar - i can sing
eu não posso cantar - i can't sing
eu não posso cantar? - can't i sing?

como deu pra notar, tanto no caso do verbo to be, quanto no caso de verbos modais (deu exemplo do can, mas funciona com todos os outros - may, might, could, should, must, will, would), eles mesmos fazem a forma negativa e interrogativa das frases sozinhos sem auxiliar extra.
rafaghn: tradução dos auxiliares.
can - poder (presente)
could - poderia/podia/pôde/podido, geralmente usa-se mais como "poderia" (futuro do pretérito/passado e particípio do verbo can)
should - devia/deveria (futuro do pretérito de "dever")
must - dever (presente)
may - poder (presente)
might - poderia/podia/pôde/podido geralmente usa-se mais como "poderia" (futuro do pretérito/passado e particípio do verbo might)
rafaghn: will - não é um verbo nem tem sentido próprio, é um auxiliar como do que serve para colocar frases na negativa e interrogativa, só que no futuro, will sempre representa futuro
rafaghn: would - não é um verbo nem tem sentido próprio, é um auxiliar como do que serve para colocar frases na negativa e interrogativa, só que no futuro do pretérito, would sempre representa esse tempo verbal (o famoso "ria" em portugues, comeria, faria, pularia...) - i would run if i could - eu correria se eu pudesse (nesse caso could está sendo usado como passado de can, ao invés de futuro do pretérito. e "run" está sendo colocado no futuro do pretérito por causa do would)
Perguntas interessantes