Qual a diferença entre o LDL e o HDL? Porque um é chamando de bom e outro ruim? essa denominação pode ser quastionada?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Enquanto o LDL (Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de baixa densidade) transporta o colesterol do fígado às células, o HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de alta densidade) faz o inverso, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, para ser eliminado pelo corpo
LDL - Colesterol "ruim"
É a classe menos benéfica ao ser humano, chamada de “colesterol ruim”, por se acreditar que sua ingestão em excesso leva à formação de uma placa aterosclerótica (placa de gordura) nas veias e artérias sanguíneas, comprometendo-as
HDL, o “colesterol bom”
Essa molécula tem uma ação contrária à do LDL. Como um faxineiro, o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado, impedindo seu acúmulo.
O colesterol "bom", que no caso seria o HDL é considerado dessa forma por conta que ele retira o excesso de colesterol das células, sendo assim esse colesterol volta para o fígado e dessa forma esse colesterol é eliminado pelo corpo.
Já o colesterol "ruim", acaba sendo o LDL, ele faz o processo contrário do HDL (colesterol bom), ou seja, ele transporta o colesterol do fígado para as células.
Acredito que essa denominação não precisa ser questionada, pois as siglas HDL e LDL, vem do inglês, sendo assim HDL -> High Density Lipoproteins, ou traduzindo para o português Lipoproteínas de Alta Densidade. E o LDL -> Low Density Lipoproteins, e traduzindo para o português Liproteínas de Baixa Densidade.