Qual a diferença entre o hedonismo contemporâneo e o hedonismo grego?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A contemporaneidade é hedonista. Somos pessoas cada vez mais cercadas por nosso individualismo, que, tomando um formato egoísta, faz com que o ego busque apenas o prazer e a satisfação imediata e individual. Não somos nem aquele modelo ideal epicurista, nem o bom vivant dos círculos burgueses modernos. Somos consumidores hedonistas, pois o prazer em nosso tempo tornou-se sinônimo de consumo. Somos também pessoas que buscam prazer nas relações superficiais e fugazes, como analisou o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que vêm os vínculos afetivos como líquidos que se moldam e se rompem com facilidade.
O sexo, que, durante muito tempo, foi visto pela cultura cristã como símbolo resguardado pela sagrada bênção divina por meio do casamento, torna a ser encarado como um simples ato de prazer. Isso para as mulheres, pois não teve cultura cristã que segurou a ânsia masculina pelo prazer sexual, seja em prostíbulos, seja com amantes, escravas, sendo sexo consensual ou estupro.
O hedonismo é uma doutrina moral e filosófica que prega a ideia de prazer extremo, um bem supremo que traz sentido para a vida e existência humana. Elaborado na Grécia Antiga, acredita que a busca incessante pelo prazer e a negação das dores são meios para o encontro da felicidade.