Qual a diferença entre o conhecimento fundamentado em bons argumentos e o saber baseado na autoridade?
Soluções para a tarefa
Cientes das diferenças vamos a parte prática, isto já me ocorreu muito (e ainda ocorre) principalmente no meio acadêmico. Questionar é algo que faço naturalmente, seja por não saber ou por já conhecer o assunto alvo da conversa, contudo quando se aplica esta dinâmica no meio acadêmico muitos ainda possuem uma postura retrógada de conferir a razão pelo simples fato deste alguém ser reconhecido autoridade naquele ramo. Óbvio que ter uma formação em determinada área te da certa autoridade na mesma, todavia ninguém pode estar acima de questionamentos e dúvidas. Todo e qualquer tipo de conhecimento pode e deve ser testado por meio da razão, haja vista que este processo tende a lapidar o conhecimento gerado agregando-lhe valor. E por mais prestígio que determinada pessoa tenha em área específica do saber, é preciso salientar que podemos estar errados e/ou a ideia pode ser expandida/melhorada.
Resposta:
Quando alguém possui o saber baseado em sua autoridade, isso significa que seus argumentos e opiniões são fundamentados na sua experiência e formação profissional, tal como um curso de formação, diploma acadêmico e por aí vai. Entretanto, o saber baseado na autoridade não é e nunca deverá ser inquestionável. Muitos se apoiam em sua autoridade para emitir uma opinião, mas tal autoridade pode levar a um parecer falso ou inequívoco.
Já o conhecimento fundamentado em bons argumentos é a habilidade que uma pessoa mostra em fazer teses e críticas totalmente lógicas e racionais, independentemente desse indivíduo possuir notoriedade no assunto. Por vezes, pessoas com bons argumentos se confrontam com outras que fundamentam seu poder na autoridade e é totalmente possível uma pessoa comum e crítica estar correta, enquanto que o diplomado está errado.
Explicação: